22.5 C
Brasília
20/04/2024
InícioNotíciasDistrito FederalPatriota protocola ação contra o deputado federal eleito Luis Miranda

Patriota protocola ação contra o deputado federal eleito Luis Miranda

Por Lilian Tahan & Gabriella Furquim

O presidente do Patriota no Distrito Federal, Paulo Fernando, protocolou na quarta-feira (21/11), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF), ação de investigação judicial eleitoral contra o deputado federal eleito pelo DEM Luis Miranda.

De acordo com a documentação, o youtuber teria sorteado iPhones para seus seguidores em 22 de agosto – dentro do período vedado pela legislação eleitoral. O anúncio da premiação e a entrega do celular teriam sido registrados na página de Miranda no Facebook.

Paulo Fernando
Paulo Fernando

Mais sobre o assunto:

Ainda segundo a ação, Miranda postou vídeo em que reclamava da impressão de anúncio encomendado por ele em um jornal impresso. O Youtuber teria dito que não era possível ler os números da sua candidatura no papel. No entanto, o deputado federal não teria prestado conta desse gasto ao TRE.

No processo, o presidente do Patriota pede que as empresas Facebook, Google e Instagram sejam consultadas sobre o possível impulsionamento de conteúdo político promovido por Luis Miranda irregularmente no período eleitoral.

Confira a ação protocolada no TER/DF:

Ação de Investigação Judicial Eleitoral by Metropoles on Scribd

Além disso, a ação solicita que, caso seja comprovada a conduta inadequada do youtuber, os 65.107 votos recebidos pelo morador de Miami sejam cancelados e que seja feito novo cálculo do quociente eleitoral e partidário.

Numa eventual condenação, a revisão dos votos poderia mudar a composição da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional e três nomes ascenderiam ao posto no lugar de Miranda: Laerte Bessa (PR), Joaquim Roriz Neto (PROS) ou Dr. Paulo Fernando (Patriota) o último é o autor da ação, o que demonstra o interesse dele no caso.

Ação vergonhosa

Luis Miranda classificou a ação como “vergonhosa”. “É uma tentativa de chamar a atenção, de ludibriar o Judiciário”, disse. De acordo com ele, o sorteio dos celulares foi feito antes do período vedado e fora do contexto eleitoral.

O Youtuber enviou o print de um post no Facebook que mostra o prazo final da promoção: 15 de agosto – portanto, um dia antes do início do processo eleitoral.

Confira:

Sobre a propaganda veiculada em um jornal impresso, o deputado federal disse que foi um equívoco, já corrigido na prestação de contas. Ele ressaltou, ainda, que o pagamento foi realizado por meio da conta de campanha.

Miranda apresentou a nota fiscal e a retificação da documentação encaminhada ao TRE/DF. Além disso, afirmou não ter feito qualquer impulsionamento de conteúdo nas redes sociais. “Tenho certeza que o TRE não vai acatar esse processo”, completou.

Fonte: Metrópoles

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -