24.5 C
Brasília
18/04/2024
InícioPolíticaCLDFCLDF abre sindicância para apurar supersalários em gabinete de Lira

CLDF abre sindicância para apurar supersalários em gabinete de Lira

Por Lilian Tahan & Gabriella Furquim e colaborou Suzano Almeida

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) abriu sindicância para apurar a manobra feita pelo deputado distrital Lira (PHS) para turbinar os salários de servidores lotados em seu gabinete. A investigação interna deve ser concluída em 30 dias, ou seja, na próxima legislatura.

Lira não foi reeleito e se despede do posto de distrital no dia 31 de dezembro. Mesmo fora do cargo, ele não fica livre de possíveis sanções. Entre elas, a devolução do dinheiro retirado dos cofres públicos.

Como revelou com exclusividade a Grande Angular na manhã da última sexta-feira (14/12), o deputado usou verba pública para distribuir dinheiro a funcionários de seu gabinete. O político se valeu de um artifício aparentemente lícito para turbinar os contracheques de, pelo menos, meia dúzia de comissionados.

Mais sobre o assunto:

Todos eles foram exonerados logo após serem promovidos para altos cargos, recebendo, assim, rescisões volumosas que foram calculadas com base nos salários após os reajustes. As verbas pagas a seis servidores comissionados do gabinete de Lira, em agosto deste ano, somaram R$ 385.845,07.

Logo depois, os ex-funcionários contribuíram com a campanha à reeleição do parlamentar. Ao todo, foram depositados na conta eleitoral do político R$ 31.250 por parte dos comissionados exonerados.

Tribuna

Nesta segunda-feira (17), último dia de atividades legislativas, Lira usou a tribuna para se defender. Disse ser alvo de denúncias “levianas” e apontou “pessoas insatisfeitas por terem sido exoneradas por incompetência” como os responsáveis pelas acusações.

Ele voltou a dizer que “se houvesse alguma irregularidade, as exonerações teriam sido suspendidas no âmbito administrativo”. Ao longo do dia, os demais parlamentares evitaram comentar o assunto.

Confira o vídeo:

Fonte: Metrópoles

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -