Conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Renato Rainha, e a filha, a psiquiatra Renata Rainha

Por Beatriz Pataro

Psiquiatra é atual subsecretária de Atenção Integral à Saúde. Expansão do atual Instituto Hospital de Base para UPAs e Santa Maria foi aprovada na quinta.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), deve indicar a psiquiatra Renata Soares Rainha para comandar o novo instituto de saúde do Distrito Federal. O órgão, atualmente chamado Instituto Hospital de Base, passará a gerir as seis Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e o Hospital de Santa Maria.

Renata Rainha é filha do conselheiro do Tribunal de Contas do DF e ex-presidente do órgão, Renato Rainha. No início do ano, ela foi nomeada subsecretária de Atenção Integral à Saúde do DF.

O projeto de lei que trata dessa expansão foi aprovado nesta quinta-feira (24) pela Câmara Legislativa do DF. O texto ainda vai à sanção, e o Palácio do Buriti não informou quando a mudança de gestão será efetivada.

O G1 tenta confirmar o trâmite necessário para que ela, de fato, assuma a diretoria do órgão. No Instituto Hospital de Base atual, há um Conselho Deliberativo composto por indicações do governo e do Conselho de Saúde do DF.

Conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Renato Rainha, e a filha, a psiquiatra Renata Rainha

Família poderosa

A mãe de Renata, Rose Rainha, também atua na política regional. Ex-chefe de gabinete do ex-vice-governador do DF Tadeu Filippelli (MDB), entre 2011 e 2014, Rose atuou na equipe de transição do governo Ibaneis, mas não chegou a ser nomeada para cargo.

Rose Rainha também foi escolhida para assumir a diretoria de Administração e Finanças do Sebrae/DF, segundo o site da própria entidade o G1 tenta confirmar se ela foi empossada no cargo.

O atual marido de Rose “padrasto” de Renata e coronel da Polícia Militar do DF, Josias Seabra, foi escolhido para dirigir o DFTrans, autarquia responsável pela gestão do transporte público do DF.

Currículo

Renata Rainha se formou em medicina na Universidade Católica de Brasília, em 2013, e concluiu a especialização em psiquiatria em 2017, após residência médica em um hospital psiquiátrico de Niterói (RJ).

No mesmo ano, passou a trabalhar como psiquiatra em uma clínica de emagrecimento e medicina esportiva. Na internet, consta ainda que ela trabalha no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) de Valparaíso de Goiás o G1 e a TV Globo tentam confirmar essa informação.

Novo instituto

Com a nova lei, o modelo adotado pelo Instituto Hospital de Base desde janeiro de 2018 será implementado em todas as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital de Santa Maria (HRSM). O hospital de Taguatinga (HRT) e o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) foram retirados do texto.

A proposta recebeu o sinal verde de 14 deputados distritais. Com 22 parlamentares presentes, era preciso apenas uma maioria simples para dar aval ao projeto ou seja, 12 votos.

Fonte: G1 DF / TV Globo

2 COMENTÁRIOS

  1. Foi uma excelente escolha! Moça além de um currículo bom,é jovem, tem garra para administrar uma das mais polêmicas diretoria /administração! A saúde é o sistema mais indecifrável do DF, ele vem degradando dia após dia, meses após meses, anos após anos! Essa jovem precisará de muita coragem, determinação, sabedoria para desenvolver um trabalho minucioso, que trará resultados positivos aos usuários do SUS!
    Querida Renato Rainha, não foi atoa que escolhestes tbm, uma profissão, um desafio, haja vista que loucura é a tendência futura! Quero ser sua parceira, levando até vc,a real situação e necessidades das Upas e hospitais do DF!
    É o nosso papel contribuir para o bem comum da sociedade brasileira.
    Querida, boa sorte! A escolha não poderia ser melhor, já que trás na bagagem não só competência, mas tbm um coração gigante, humano.
    Parabéns.

  2. Parabéns ao Governador Ibaneis boa escolha Dra. Renata Soares Rainha para o ISDF. Instituto de Saúde do DF. Parabenizo também o Dr. Osney pelo excelente trabalho que estar prestando a população, com Ética, Respeito e Educação ao povo que precisa de uma saúde de qualidade, e hoje graças ao voto do povo a saúde será de todos. Pedro Poeta (Enfermeiro) – Fone (61) 985027316.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here