27.5 C
Brasília
16/04/2024
InícioNotíciasDistrito FederalUBS cria QR Code para informar estoque de medicamentos

UBS cria QR Code para informar estoque de medicamentos

Inovação no Guará II ajuda pacientes informando sobre o abastecimento da unidade

Os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Guará II, que tiverem interesse em consultar o estoque de medicamentos do local, podem, agora, ter acesso a essas informações com um simples toque no celular. Os profissionais da unidade desenvolveram um QR Code código de barras digital que dá acesso a um blog, também feito por eles, com todas as informações necessárias. Basta posicionar a câmera do celular na frente do QR Code e clicar no botão que acessa o link: http://farmaciaubs02-guara.blogspot.com/

“O QR Code foi um avanço do blog, porque grande parte de nossos pacientes tem acesso à internet por meio de celular. Então, é mais fácil baixar o QR Code e fazer a leitura dele pelo próprio celular para saber quais medicamentos estão disponíveis ou em falta e quando chegam. É um facilitador a mais, que traz comodidade para os usuários” conta o gerente da UBS 2 do Guará II, Paulo Azevedo.

Segundo a farmacêutica Rosane Veiga, responsável técnica pela farmácia da unidade, a ideia começou com a criação do blog, que está disponível à população desde maio de 2018. Inicialmente, o farmacêutico Vinícius Soares, que, à época, trabalhava na UBS 10 de Ceilândia, colocou em prática essa iniciativa na sua unidade. Como toda boa ideia, foi replicada, desta vez pela UBS 2 do Guará II.

INOVAÇÃO – “Tudo começou porque não tinha um telefone funcionando aqui, no ano passado. Os usuários não podiam ligar para se informar. Então, iam até a UBS e davam viajem perdida quando não encontravam o remédio. Alguns vinham até de locais mais afastados. Queríamos ajudar, informar à população e também às próprias equipes de saúde”, conta Veiga.

Com a dificuldade, uma oportunidade surgiu. Por ser uma das 12 UBS pioneiras na implantação do Cuidado Farmacêutico projeto ganhador do segundo prêmio de Iniciativas Inovadoras no SUS 2017, a UBS 2 do Guará II firmou uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para receber, semestralmente, estagiários de Farmácia. Esse foi o começo para a criação do blog.

A estagiária Maria Eduarda Martins se propôs a desenvolver o blog, abastecido rotineiramente. Desde então, teve mais de cinco mil acessos, revela Veiga. “Não só a população usa, como também os profissionais de saúde, querendo saber como está o estoque, para fazerem suas receitas e se certificarem das doses disponíveis, o que fortalece o trabalho integrado do NASF/AB e equipes de Estratégia Saúde da Família”, esclarece Rosane.

Agora, o próximo passo, conta a farmacêutica, é espalhar por toda a UBS 2 do Guará II cartazes com o QR Code, divulgando para a população que está disponível esse novo serviço. “A ideia é espalhar cartazes, inclusive em escolas próximas e locais públicos bastante frequentados, com o endereço do blog incluso, para mais pessoas poderem terem acesso”, revela.

Fonte: Ascom da Secretaria de Saúde

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -