CLDF retoma atividades legislativas com novas comissões e pauta prioritária em 2025

Publicado em: 05/02/2025 00:172,2 Min. de Leitura

Compartilhar

Entre as principais pautas do ano, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) será um dos temas centrais.

Após o recesso legislativo, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retoma suas atividades na segunda-feira (3), funcionando em horário integral, das 8h às 19h. A primeira sessão ordinária do ano acontece na terça-feira (4), com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital nos canais 9.3 (aberto), Net 11, Vivo 9 e no YouTube.

Como é tradição no início de um novo período legislativo, a sessão inaugural terá caráter solene e contará com a presença do governador ou de um representante do Executivo. Na ocasião, será lida a mensagem do chefe do Executivo aos deputados distritais, abordando a relação entre os poderes e as pautas prioritárias para o ano.

O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou o compromisso da Casa com a população do Distrito Federal. “Com o fim do recesso, estamos prontos para retomar os trabalhos legislativos com energia renovada. Em 2025, teremos novas comissões, uma nova mesa diretora e projetos essenciais a serem debatidos e votados, todos com foco no desenvolvimento de nossa cidade e no bem-estar da população”, afirmou.

PDOT: O Grande Desafio do Ano

Entre as principais pautas do ano, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) será um dos temas centrais.

O PDOT é o instrumento básico da política territorial do DF, servindo como guia para agentes públicos e privados na gestão e expansão do território. O plano deveria ser revisado a cada dez anos, mas sua última atualização ocorreu em 2009, tendo sido interrompida durante a pandemia. Agora, a CLDF aguarda o envio da proposta pelo Executivo para dar início às discussões.

Novas Comissões e Mudanças na CLDF

O ano legislativo começa com novidades na estrutura da Câmara Legislativa. Em 2025, passam a funcionar duas novas comissões: a Comissão do Direito das Mulheres e a Comissão de Saúde. Esta última surge do desmembramento da antiga Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), permitindo um foco maior nos desafios da saúde pública do DF.

Além disso, já está em vigor a nova composição da Mesa Diretora, que comandará os trabalhos legislativos e administrativos da Casa no biênio 2025-2026. Com uma agenda movimentada e projetos estratégicos em pauta, a CLDF inicia o ano legislativo com o compromisso de aproximar ainda mais o Legislativo da população e garantir avanços concretos para o Distrito Federal.

Fonte: CLDF

Últimas notícias