21.5 C
Brasília
20/04/2024
InícioNotíciasBrasilAmbição por vaga no STF pode estilhaçar Ministério Público, diz professor

Ambição por vaga no STF pode estilhaçar Ministério Público, diz professor

Joaquim Falcão, professor titular de direito constitucional da Escola de Direito da FGV, escreveu para o portal jurídico Jota um artigo sobre o que chama de “leilão” para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal.

“Esse leilão é um jogo de duas regras. O candidato com maior ambição ganha. Mas, ao mesmo tempo, precisa aceitar a humilhação de si próprio e da instituição a que representa”, diz Falcão, que considera Jair Bolsonaro “um exímio manipulador desse jogo entre ambição e humilhação”.

O Antagonista selecionou os seguintes trechos do texto:

“Hoje, no leilão do Supremo, o mais ativo parece ser o procurador-geral Augusto Aras. Obedece ao presidente para realizar um sonho do Centrão: afastar o procurador Deltan Dallagnol das investigações da Lava Jato. Joga alto.

O preço de sua individual obediência pode destruir a ambição constitucional do Conselho Nacional do Ministério Público de ser independente. Assim como a da classe de promotores e procuradores. Humilharia muitos.”

“Aras não foi indicado por seus pares. Nem se mostra disposto a combater firmemente a corrupção. Foi nomeado pela vontade solitária do presidente, a quem representa.”

“Para ganhar o leilão, o procurador-geral tem pressa em remover Dallagnol de Curitiba. Mesmo agora, quando o CNMP está incompleto. Sem quórum digno e legítimo. Um verdadeiro oportunismo processual.

A ambição privada por eventual vaga no Supremo pode estilhaçar o MP. Torná-lo dependente de prazos manipuláveis e firulas processuais. Ofende o devido processo legal.”

Falcão conclui seu artigo apelando ao decano do STF:

“Cabe ao ministro Celso de Mello romper com este leilão. Mello vem sendo o protagonista na defesa das instituições democráticas, ameaçadas por este espúrio jogo de poder. Sempre com coragem e destemor.

Será ele outra vez?”

Fonte: O Antagonista

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -