19.5 C
Brasília
23/04/2024
InícioNotíciasDestaquesA Hierárquica visão dos velhos sábios e os seus conhecimentos iluminados.

A Hierárquica visão dos velhos sábios e os seus conhecimentos iluminados.

Por Eduardo Magregor.

Uma metáfora utilizada por Platão para explicar a hierarquia do conhecimento e o governo dos sábios.

O Mito da Caverna é uma metáfora elaborada por Platão e contida em sua obra A República. A República é uma obra política de Platão que disserta sobre a política ateniense da Grécia Antiga e apresenta a tese de Platão que relaciona o conhecimento ao poder político. Segundo o filósofo, o conhecimento da verdade mais profunda proporcionado apenas pelo raciocínio é a condição fundamental para que um governante tenha uma boa gestão.

O livro é todo construído como um diálogo. O trecho que apresenta a Alegoria da Caverna é um diálogo entre Sócrates, personagem principal, e Glauco, personagem inspirado no irmão de Platão. Sócrates constrói um exercício de imaginação com Glauco, falando para o jovem figurar em sua mente uma situação passada no interior de uma caverna em que prisioneiros foram mantidos desde o seu nascimento.

A sabedoria antiga nos dias de hoje ainda passa a nos guiar. By Eduardo Magregor.

Acorrentados em uma parede, eles somente podiam ver a parede paralela à sua frente. Nessa parede, sombras formadas por uma fogueira num fosso anterior aos prisioneiros eram projetadas. Pessoas passavam com estatuetas e faziam gestos na fogueira para projetar as sombras na parede frontal aos prisioneiros, e esses achavam que toda a realidade eram aquelas sombras, pois o seu restrito mundo resumia-se àquelas experiências. Criamos realidades diante do que sentimos e enxergamos a nossa frente.

O ser humano não é menos racional que um animal pois suas atitudes muito se resumem na perda. Mais os mesmos custam a enxergar que é justamente através da perda que surge o verdadeiro valor humano sobre o ganho, e que precisamos terminar algo para começar algo. By Eduardo Magregor.

Um dia, um dos prisioneiros é liberto e começa a explorar o interior da caverna, descobrindo que as sombras que ele sempre via eram, na verdade, controladas por pessoas atrás da fogueira. O homem livre sai da caverna e encontra uma realidade muito mais ampla e complexa do que a que ele jugava haver quando ainda estava preso.

No início, o homem sente um incômodo muito forte com a luz solar, elemento que as suas retinas não estavam habituadas e que o cega momentaneamente. Após algum tempo de visão ofuscada, o homem consegue enxergar e percebe que a realidade e a totalidade do mundo não se parecem com nada do que ele tinha conhecido até então.

Tomado por um dilema, de retornar para a caverna e correr o risco de ser julgado como louco por seus companheiros ou desbravar aquele novo mundo, o homem aprende que o que ele julgava conhecer antes era fruto enganoso de seus sentidos, que são limitados.

A intenção de Platão é apresentar uma disposição hierárquica para os graus de conhecimento. Existe um grau inferior, que se refere ao conhecimento obtido pelos sentidos do corpo (é o tipo de conhecimento que permite ao prisioneiro ver apenas as sombras) e um grau superior, que é o conhecimento racional, obtido no exterior da caverna. Uma reflexão nítida para aqueles que abraçam a luz e nunca se incomodaram com a verdadeira escuridão. By Eduardo Magregor.

Livro – A República

A República é um diálogo platônico dividido em dez livros. O intuito do filósofo é apresentar a sua teoria política, baseada numa espécie de monarquia intelectual. Somente os filósofos, segundo Platão, poderiam, com sua sabedoria entender profundamente os conceitos de bem e de justiça.

Portanto, eram somente os filósofos que poderiam exercer a política entendida como a busca da boa ação. Falando dessas noções políticas, Platão discute o conhecimento e até a estética em A República. A Alegoria da Caverna está no livro VII de A República e visa a estabelecer o modo de governo perfeito por meio da intelecção pura e do conhecimento racional.

O que é possível extrair do Mito da Caverna de Platão?

Os elementos dispostos abaixo têm uma significação metafórica na Alegoria da Caverna. Podemos entendê-los da seguinte maneira:

  • Os prisioneiros: os homens comuns, a massa, o povo, os prisioneiros somos todos nós, pessoas comuns, que se contenta com o grau inferior de conhecimento e não busca o conhecimento racional.
  • A caverna: é o nosso próprio corpo, que tem um conhecimento limitado pela captação dos sentidos. A caverna é tudo aquilo que nos mantém nos graus menos elevados de sabedoria. As sombras na parede da caverna são os frutos de nosso conhecimento costumeiro, que nos enganam mostrando-se de maneira diferente do que realmente são.
  • A saída da caverna: é o movimento em direção ao conhecimento racional e verdadeiro. Abandonar a caverna é abandonar o conhecimento empírico de nossos sentidos e concentrar as forças para adquirir a sabedoria por meio do entendimento de conceitos racionais.
  • A luz solar: a luz do Sol, que no início causa desconforto, é a sabedoria, a única capaz de tornar o ser humano realmente diferente dos outros animais e plenamente desenvolvido.

Na atual realidade somos mais um elemento que cria para si e se auto destrói.

Hoje o conhecimento e a tecnologia são superdesenvolvidos, mas não há uma preocupação que faça as pessoas buscarem a sabedoria mais pura e verdadeira.

Vários elementos podem ser incorporados a uma releitura do Mito da Caverna nos dias de hoje. Os seres humanos estão vivendo em cavernas, como prisioneiros, já há algum tempo. Chegamos em uma era em que o conhecimento, a informação e a tecnologia são superdesenvolvidos, ao passo que não há uma preocupação, uma disposição ou qualquer movimento que faça as pessoas buscarem a sabedoria mais pura e verdadeira.

Mito da Caverna/Platão
Mito da Caverna/Platão

Vivemos a era da preguiça, devido ao alto desenvolvimento tecnológico e extremo conforto proporcionado.

As pessoas têm preguiça de pensar, de duvidar, de questionar, tornando-se meras receptoras de informações, conformadas com aquilo que é dito para elas. A sabedoria bate a sua porta mais não existe chave alguma para abrir tal trança.

O desenvolvimento político e social no meio em que vivemos deixou de ser um assunto interessante, e as pessoas simplesmente entregam os seus direitos para que outros os exerçam. O ser humano de hoje escolhendo manter-se na caverna, tornando-se um ser cada vez mais sábio.

Por: Blog Olhar Digital / Informando e Detonando

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -