28.5 C
Brasília
25/04/2024
InícioNotíciasDestaques‘Desbravando os Poderes’: Secretária Ericka Filippelli será a primeira a ser sabatinada...

‘Desbravando os Poderes’: Secretária Ericka Filippelli será a primeira a ser sabatinada pelos portais de notícias

O projeto ”Sabatinas” desbravando os poderes lançado pelo Portal de Notícias Blog Olhar Digital, surge para que possamos aprofundar maiores relações com a fé publica, sobretudo ao discutir governabilidade e sua relação com a sociedade.

Por Eduardo Magregor

Hoje o Portal de Notícias Blog Olhar Digital se fez presente no Palácio do Buriti em um encontro com a Secretária da Mulher Ericka Filippelli

No encontro foi apresentado o projeto que estará sendo lançado pela direção do portal ”Desbravando os Poderes“. Participando do projeto, diversos portais de notícias faram parte das Sabatinas entre os poderes.

Serão entrevistados Secretários (a) do Executivo local, Diretores (a) de órgãos Públicos, Deputados Distritais (a), Deputados Federais (a), Ministros (a) e o comandante da pasta do Executivo local Governador Ibaneis Rocha.

O projeto ”Sabatinas” desbravando os poderes lançado pelo Portal de Notícias Blog Olhar Digital, surge para que possamos aprofundar maiores relações com a fé publica, sobretudo ao discutir governabilidade e sua relação com a sociedade.

O Lançamento das Sabatinas se dará no próximo mês de setembro

A primeira Secretaria a fazer parte do projeto sendo sabatinada por um grupo de jornalistas parceiros do Portal de Notícias Blog Olhar Digital será a Secretaria da Mulher, tendo como gestora da pasta a Secretária Ericka Filippelli. Em sua gestão os destaques são muitos diante da atenção dada em todos os seus setores de atendimento à população do Distrito Federal.

Com a chegada do novo coronavírus as medidas que, acertadamente, vem sendo tomadas para conter a disseminação do vírus trazem importantes desafios para as mulheres.  O aumento dos casos de violência contra as mulheres foi um fato triste mundo a fora. Não existe um país afetado pela Covid 19 que não esteja lidando com esse problema, mas      ao mesmo tempo, muitas são as iniciativas que vêm sendo tomadas para lidar com essa ‘consequência’ da epidemia, no Distrito Federal a Secretaria da Mulher se destaca nesta luta.

Participação especial da Colunista Dani Salomão. Dani Salomão é destaque como Empresária e Especialista e Orçamento Público. Recentemente esteve em São Paulo a frente das palestras em apoios a prefeitos e deputados. A nossa missão é levar informação e orientar os gestores com a ajuda dos nossos Deputados Federais. Disse a empresária em sua ida a São Paulo.
Participação especial da Colunista Dani Salomão. Dani Salomão é destaque como Empresária e Especialista e Orçamento Público. Recentemente esteve em São Paulo a frente das palestras em apoios a prefeitos e deputados. A nossa missão é levar informação e orientar os gestores com a ajuda dos nossos Deputados Federais. Disse a empresária em sua ida a São Paulo.

Com políticas públicas elaboradas, a Secretária da Mulher Ericka Filippelli iniciou de forma bem estruturada programas e atendimentos em defesa dos direitos das mulheres desde o assumir da pasta.

A pasta possui a sua própria autonomia para desenvolver e colocar em prática os programas temáticos para as mulheres nas áreas de educação, trabalho, cultura, saúde, autonomia econômica e participação política, com o objetivo de promover a igualdade de gênero, levando em consideração a diversidade feminina.

A SMDF acompanha planos de ações sobre a promoção da igualdade entre mulheres e homens.

Cria canais de comunicação com a população para que a secretaria receba consultas, denúncias de violência e preste informações. Além disso, a pasta vem a estabelecer parcerias por meia da Rede Sou Mais Mulher (Decreto 39.705, de 8 de março de 2019) que fomentem o fortalecimento das políticas públicas para a mulher.

Você sábia?

A Secretaria de Estado da Mulher também é a gestora das unidades da Casa da Mulher Brasileira (CMB;s), dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceams), das Unidades Móveis, dos Núcleos de Atendimento à Família e ao Autor de Violência Doméstica, do Espaço Empreende Mais Mulher e da Casa Abrigo.

Áreas de atuação da pasta nos seguintes moldes:

Políticas para as mulheres; proteção e promoção dos direitos das mulheres; promoção de cursos de estímulo ao empreendedorismo; promoção da inclusão social; e, por fim, a inclusão do Conselho da Mulher à SMDF.

Podemos dizer que o eixo norteador da efetivação da política tem sido a conformação das redes de enfrentamento à violência contra as mulheres, ações essas que põem em diálogo e trabalho diferentes serviços e equipamentos que atendem mulheres em situação de violência.

Destaque: Observatório da Mulher

“Observatório da Mulher”, criado pelo Governo do Distrito Federal, GDF, (Decreto n.º 40 476 de 02 de março de 2020), e coordenado pela Secretaria da Mulher, SMDF, marca o diferencial na proposta de ampliar a acessibilidade digital à toda a população do DF. O Observatório da Mulher, um portal inovador e pioneiro, com vasto conteúdo de estatísticas e informações, constantemente atualizadas, sobre a realidade das mulheres no Distrito Federal.

Mulheres Hipercriativas

O projeto Mulheres Hipercriativas esta ativo, e em oferecimento destina cursos na área de economia criativa. São quatro mil vagas, voltadas para mulheres moradoras do Distrito Federal, em prol do empreendedorismo feminino.

“O projeto Mulheres Hipercriativas já nasceu de uma forma extraordinária, pois é resultado do fortalecimento de uma rede de mulheres empreendedoras. Foram selecionadas as melhores propostas de cursos dentro da área da economia criativa, que serão oferecidos gratuitamente. Mesmo durante a pandemia, essas mulheres puderam se capacitar em casa, de forma segura, desenvolveram seus talentos e sua criatividade em um mercado de trabalho extremamente promissor”, avaliou a secretária Ericka Filippelli na ocasião de lançamento do programa.

A Campanha Sinal Vermelho no âmbito do Distrito Federal

A Campanha Sinal Vermelho agora é Lei no Distrito Federal. “O protocolo básico e mínimo do programa de que trata esta Lei consiste em que, ao identificar o pedido de socorro e ajuda, por meio da visualização da marca, conforme descrito no parágrafo único do art. 1º, ou ao ouvir o código “sinal vermelho”, o atendente de farmácia, repartição pública, portaria de condomínio, hotel ou supermercado, com o nome da vítima e o seu endereço ou telefone, ligue imediatamente para os números 190 (Emergência / Polícia Militar), 197 (Denúncia / Polícia Civil) ou 180 (Central de Atendimento à Mulher) e reporte a situação”.

Empreende Mais Mulher

Com o objetivo de diminuir a desigualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho, a Secretaria de Estado da Mulher, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, criou o programa Empreende Mais Mulher, que tem como objetivo criar oportunidades, tirar as mulheres da situação de vulnerabilidade e promover a autonomia econômica.

O programa oferece acolhimento e acompanhamento psicossocial, elaboração de um plano personalizado e o encaminhamento para cursos de capacitação presencial e on-line, além de mentoria para o empreendedorismo e para o alcance de maior espaço no mercado de trabalho.

Programa Oportunidade Mulher

O “Oportunidade Mulher” foi idealizado pela Secretaria de Estado da Mulher, com o objetivo de motivar, ampliar e oportunizar a autonomia econômica, por meio do crescimento profissional e empreendedor durante o período de isolamento, ocorrido pela pandemia do Corona vírus (Covid-19) e como contribuição para a transformação social e promoção da afirmação feminina no Distrito Federal.

Projeto “Mão na massa” impacta a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social

O projeto “Mão na massa” é uma parceria do BRB e da Secretaria da Mulher para promover o empreendedorismo de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa é parte do projeto “Rede Sou + Mulher”, que visa promover o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres. Para subsidiar as ações voltadas ao público feminino, o programa contou com o apoio da BRBCARD, que doou parte dos recursos gerados pela distribuição do cartão Mulher. Inclusive, a utilização desse cartão continuará a gerar renda para futuros programas como esse. Os interessados em solicitar o cartão podem acessar o site do BRB. Quanto mais o cliente usar o cartão, mais recursos serão aportados no programa.

Para a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli, o projeto nasce com o objetivo de promover a autonomia financeira das mulheres. “Muitas delas, que chegam até nós, vivem alguma situação de violência. Na maioria dos casos, identificamos falta de estudo, de capacitação e de experiência profissional. Com os cursos oferecidos, queremos abrir as portas no mercado de trabalho para que elas sejam inseridas de forma rápida”, afirmou a Secretária da Mulher.

Fonte: Blog Olhar Digital

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -