Durante a reunião, o conselho aprovou a política de investimento do banco, que abrange especificações técnicas, normas estratégicas de distribuição de ativos e o orçamento de risco máximo do banco, estipulando simultaneamente que o Departamento de Gestão de Risco e Conformidade redigirá as disposições organizacionais para monitorizar a nova política de investimento, e que o Departamento de Finanças organizará as disposições contabilísticas apropriadas e medidas de custódia para facilitar a implementação da política. A Gestão de Reservas também implementará a política de investimento em termos de comunicação total com o Comité Monetário e de Reservas, MRC, bem como redigirá um plano de adopção apropriado.
O conselho analisou então um relatório sobre o Esquema de Apoio Econômico Orientado, TESS, que visa reduzir os efeitos da pandemia do coronavírus, COVID 19, aliviando os encargos relacionados com financiamento e liquidez, reforçando as capacidades de empréstimo, e enfrentando os desafios operacionais.
De acordo com as últimas estatísticas, o esquema de adiamento do empréstimo beneficiou mais de 310.000 clientes de serviços bancários pessoais, bem como cerca de 10.000 pequenas e médias empresas, PME, e mais de 1.500 empresas do sector privado.
O conselho recomendou a reavaliação dos desenvolvimentos relacionados em Março e Abril de 2021 e discutiu a necessidade de expandir o TESS conforme necessário.
A reunião também cobriu a implementação gradual das Normas de Basileia em três fases, estando à primeira prevista para o segundo trimestre de 2021, a segunda para o quarto trimestre de 2021, a terceira para o segundo trimestre de 2022.
Os participantes da reunião foram informados pelo governador do banco sobre o roteiro para os próximos cinquenta anos, que se centrará no reforço da estabilidade monetária e financeira através de uma monitorização eficiente, da gestão eficaz das reservas e da criação de uma infraestrutura sólida em linha com as melhores práticas e padrões globais, para além de atingir o objetivo do banco de se tornar pioneiro na inovação e apoiar a transformação digital dos EAU.
Ao fim da reunião, o Xeque Mansour agradeceu aos membros da direção pelos seus esforços e instou-os a continuarem o trabalho árduo para alcançar os seus objetivos desejados, em linha com as aspirações da liderança do país.
Veja link: http://www.wam.ae/en/details/1395302882770
Fonte: WAM – Emirates News Agency