O xeique Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo do emirado, aprovou grandes projetos que visam fortalecer ainda mais a posição de Dubai como um catalisador líder para o crescimento econômico, um destino para o turismo global e um centro de transporte fundamental que conecta continentes, de acordo com a visão do xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente, primeiro-ministro e governante de Dubai.
Presidindo uma reunião do Conselho Executivo na exposição Arabian Travel Market (ATM, na sigla em inglês), que acontece no Dubai World Trade Centre, Hamdan disse: “Dubai está investindo no futuro e liderando o turismo global após o anúncio do xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum de construir o maior aeroporto do mundo com um investimento de AED 128 bilhões (cerca de US$ 34 bi) e capacidade para 260 milhões de passageiros por ano”.
“Dubai representa uma ponte entre o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste. Oferece infraestrutura de última geração para as empresas, estabelecendo a base para a expansão global.”
Durante a reunião do Conselho, o xeique Hamdan enfatizou a importância da participação da comunidade na concepção do futuro de Dubai, dizendo que o objetivo é alcançar um desenvolvimento econômico e social equilibrado, colocando as pessoas no centro do progresso e envolvendo a comunidade de Dubai na concepção de seu futuro.
Durante a reunião, Issam Kazim, CEO da Corporação de Dubai para Marketing de Turismo e Comércio (DCTCM), parte do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), apresentou um relatório destacando o forte desempenho do setor de turismo do emirado, que inclui segmentos como turismo de lazer, turismo cultural, ecoturismo, turismo médico, além de eventos e conferências.
O Conselho também analisou os indicadores que mostram o crescimento da demanda global pela oferta turística de Dubai. Esse crescimento será atendido pelo Aeroporto Internacional Al Maktoum, que, quando concluído, será o maior aeroporto do mundo, com 400 portões e cinco pistas de pouso. O aeroporto apoiará diretamente os objetivos da Agenda Econômica de Dubai (D33), com o objetivo de tornar a cidade um dos três principais destinos turísticos globais do mundo.
O Conselho Executivo aprovou a Estratégia de Transporte Comercial 2030 de acordo com a D33, com o objetivo de quase dobrar a contribuição do setor de transporte comercial e logística para a economia do emirado para aproximadamente AED 16,8 bilhões, aumentar a adoção de tecnologia na infraestrutura em 75%, reduzir as emissões de carbono em 30% e melhorar a eficiência operacional em 10%.
De acordo com a estratégia, Dubai pretende adotar vários projetos nos próximos sete anos para apoiar o crescimento do setor e aumentar sua competitividade.
Planos aprovados
O Conselho Executivo aprovou um plano para melhorar o fluxo de tráfego em Dubai para apoiar a eficiência dos negócios e elevar a qualidade de vida. O plano inclui o desenvolvimento de rotas prioritárias de ônibus públicos para melhorar os tempos de viagem em até 59%. A proposta também inclui o desenvolvimento de uma política para incentivar os alunos a usarem o transporte escolar, o que ajudará a melhorar o fluxo de tráfego ao redor das escolas em 13%. Além disso, o plano visa expandir a implementação de horários de trabalho flexíveis e políticas de trabalho remoto nos setores público e privado para aliviar o congestionamento do tráfego em Dubai.
As autoridades aprovaram a direção estratégica de Dubai para impulsionar a economia dos centros de dados, com o objetivo de estabelecer a cidade como um destino líder para a economia futura impulsionada pelas tecnologias emergentes. Alinhada com a Agenda Econômica de Dubai, que visa aumentar a produtividade em 50% por meio da adoção e inovação digital, a estratégia se concentra no desenvolvimento de computação de alto desempenho, utilizando sistemas de resfriamento líquido e fornecendo data centers avançados alimentados por energia renovável. Até 2028, Dubai pretende ser um centro de data centers sustentáveis, equipados para aplicativos de Inteligência Artificial (IA) e tecnologias de rede de última geração, como a Web 3.0 e o Metaverse.
A iniciativa busca quintuplicar a capacidade de dados de Dubai, aumentar a adição de valor em AED 14,3 bilhões anualmente e solidificar sua posição como um centro regional do setor de dados. O projeto reforça o apelo de Dubai para investimentos globais em IA com sua infraestrutura de ponta e ambiente favorável ao investidor. A supervisão da implementação será gerenciada pela Autoridade Digital de Dubai e outras entidades relevantes.
O Conselho Executivo também aprovou a Política de Participação Comunitária, que apoia a Agenda Social de Dubai 33, aumentando a participação da comunidade na formulação de políticas, legislação e serviços governamentais. A medida visa melhorar a qualidade dos serviços, os alinhando mais estreitamente com as necessidades e expectativas da comunidade, que serão identificadas por meio de um maior envolvimento público. A política facilitará a cooperação entre várias partes interessadas para beneficiar a qualidade de vida de todos os residentes de Dubai.
Desenvolvida em colaboração entre a Secretaria Geral do Conselho Executivo de Dubai, a Autoridade Digital de Dubai, o Comitê Supremo de Legislação e o Departamento de Finanças, a Política de Envolvimento da Comunidade se baseia nos princípios de inclusão, capacitação, sustentabilidade, cooperação e transparência.
Fonte: WAM