22.5 C
Brasília
30/04/2024
InícioNotíciasDistrito FederalUBS 5 de Taguatinga estende atendimento para até as 22 horas

UBS 5 de Taguatinga estende atendimento para até as 22 horas

Projeto está em fase experimental e deverá ser levado a outros pontos do DF

O horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga foi ampliado. Agora, a comunidade da região poderá ser atendida até às 22h. O aumento da carga horária é experimental e  foi uma decisão da Secretaria de Saúde. A expectativa é levar esse mesmo formato de expediente a outras 30 UBS distribuídas por todo o Distrito Federal.

O objetivo da expansão de horário, conforme explica a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Lucilene Florêncio, é garantir maior acesso do cidadão aos serviços de saúde, em especial àqueles que não podem se dirigir às unidades durante o horário comercial.

“O programa Saúde na hora, com horário estendido de funcionamento nas unidades de saúde, está previsto na Portaria Ministerial nº 930 de 15 de maio de 2019. A proposta é abrir das 19h às 22h no DF para atender a quem trabalha o dia todo e precisa dar continuidade ao atendimento às suas doenças crônicas, a quem não pode faltar ao trabalho, ao esposo que quer acompanhar a mulher gestante nas consultas de pré-natal, às consultas de crescimento e desenvolvimento infantil e odontológicas”, explica Lucilene Florêncio.

Segundo ela, a iniciativa vai ao encontro das necessidades da população e esse horário ampliado ficará disponível nas unidades com maior número de servidores, que serão distribuídos nos três turnos, manhã, tarde e noite. Paralelamente, há um projeto da Coordenação da Atenção Primária de se realizar um acolhimento único em cada UBS.

Nesse caso, haverá profissionais para fazer a escuta qualificada e dar os direcionamentos necessários, deixando o pessoal de cada equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) para atender as consultas agendadas, os pacientes crônicos e a demanda espontânea.

ATENDIMENTO – “É preciso deixar claro que as UBS que funcionarem à noite não atenderão urgência e emergência. Para isso, temos as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e as emergências dos hospitais para os casos mais graves”, esclarece a secretária-adjunta de Assistência à Saúde.

A iniciativa da Secretaria de Saúde visa a organizar o processo de trabalhos dentro das equipes de ESF: “Queremos chegar a uma resolutividade maior, de 85% a 90% dos casos, para que somente os mais graves cheguem às  emergência dos hospitais. Por isso, aderimos ao modelo do Saúde na hora e fizemos o cadastramento para que o DF participe desse horário estendido”, justifica Florêncio.

Para tanto, o Governo do Distrito Federal assinou um termo de compromisso com Ministério da Saúde para aderir ao programa, assumindo metas e indicadores. “Assim, esperamos dar uma melhor resposta e melhor assistência à população do DF, com a ampliação do acesso aos serviços e a melhoria da assistência, principalmente à população mais vulnerável, promovendo a equidade, um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.

TESTE – Na UBS 5 de Taguatinga, o acolhimento noturno será feito por uma equipe composta por médico de família, enfermeiro e técnico em enfermagem. Eles atenderão aos pacientes agendados e à demanda espontânea.

De acordo com o superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Luciano Agrizzi, a abertura de um novo horário não altera a vocação de atendimento da unidade, que integra a Atenção Primária. “As UBS não são para casos de emergência. Este tipo de atendimento é feito nas UPA e nos prontos-socorros hospitalares”, reforça o gestor.

A iniciativa, incentivada pela secretaria e pelo Ministério da Saúde, objetiva ampliar a disponibilidade dos serviços em horários compatíveis aos dos trabalhadores, conferindo maior resolutividade à Atenção Primária.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.

Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -