O acelerador linear vai aumentar a capacidade de atendimento no DF
O novo Centro de Radioterapia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) começou a instalar, na quinta-feira (06), um aparelho de alta tecnologia usado em exames de radioterapia, o acelerador linear. Esse moderno equipamento ajudará no tratamento de pacientes com câncer, e aumentará a capacidade de atendimento de radioterapia na Região de Saúde Sudoeste.
“Agora podemos contar com um equipamento moderno para atender uma quantidade expressiva da população. Esse centro é um grande ganho para a população. As novas instalações vão nos permitir uma assistência de qualidade e humanizada”, destaca o superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Luciano Agrizzi.
O equipamento foi importado dos Estados Unidos, sendo transportado de barco para o Porto de Santos, e em seguida de carreta até chegar, nesta terça-feira (04), no Distrito Federal. Para abrigar o acelerador linear de última geração é preciso a construção de um “bunker”, uma infraestrutura de grande porte, visto às peculiaridades do projeto.
As instalações exigem espaço físico com características distintas das construções tradicionais de estabelecimentos e unidades de saúde, uma vez que envolve, por exemplo, sistemas de climatização específicos, refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes.
A sala onde foi instalado o acelerador linear foi construída com materiais especiais e paredes de concreto de alta densidade. Essa estrutura é necessária para evitar que a radiação se espalhe no ambiente.
FUNCIONAMENTO – O acelerador linear é um equipamento utilizado em uma modalidade do tratamento de câncer, que é a radioterapia. É um aparelho que gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica. O aparelho direciona para a área que se deseja tratar. Essa radiação no tecido doente promove a destruição desse tecido.
Essa modalidade de tratamento do câncer é muito importante para uma série de tumores. Ele tem um tratamento que pode ser curativo, empregando radioterapia associada à quimioterapia. Para muitos pacientes, a existência desses equipamentos é uma opção de cura que existe para a doença.
Em outras situações, onde a doença não é curável, por exemplo, um paciente que tem um câncer avançado e tem uma dor e sangramento provocado pelo tumor, consegue aliviar os sintomas pelo tratamento de radioterapia. Então melhora a qualidade de vida de pessoas que estão tratando câncer. É curativo e paliativo.
CENTRO DE RADIOTERAPIA – A construção do novo Centro de Radioterapia da Secretaria de Saúde, em Taguatinga, está em sua fase final. A pintura interna e pequenos acabamentos estão sedo concluídos. A capacidade do centro de radioterapia será de 60 pacientes por dia.
A obra teve início em 8 janeiro de 2019 e a entrega está dentro do prazo previsto em contrato. O investimento total do empreendimento é de R$ 9,1 milhões, sendo que R$ 3 milhões foram destinados à aquisição do equipamento. Os recursos são provenientes do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Distrito Federal.
Toda a estrutura do Centro de Radioterapia do HRT conta com uma recepção, salas de espera, consultórios, banheiros, todos os ambientes em conformidade com a lei de acessibilidade.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.
Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para entrevistasaudedf@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111