Entrega vai beneficiar mais de 200 pacientes por mês
As crianças atendidas na rede pública de saúde do Distrito Federal podem contar agora com a ampliação de serviços humanizados e de qualidade. Nesta quarta-feira (04), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) ativou 48 novos leitos de internação que beneficiarão mais de 200 pacientes por mês. Do total, oito são voltados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 20 às especialidades pediátricas e 20 às especialidades cirúrgicas.
Apenas os novos leitos já equivalem a um hospital de pequeno porte. Com o reforço, o HCB possui no total 192 leitos ativados e passa a ser classificado como de grande porte. Para atingir sua capacidade completa faltam apenas 10 leitos, destinados ao transplante de medula óssea.
Presente na cerimônia de entrega dos novos leitos, o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, destacou a excelência do HCB e dos 1.387 profissionais de atuam no hospital, comprometidos com a saúde e o futuro dos pacientes. “Mais 200 novas crianças terão a oportunidade de tratamento, e suas famílias também receberão atendimento digno. A equipe daqui está de parabéns, e continuem sendo referência para o Brasil e o mundo”, afirmou.
Também participou do evento o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, que foi homenageado pela equipe do HCB com um bolo, em comemoração ao seu aniversário, celebrado hoje. Na ocasião, agradeceu a todos pela lembrança e ressaltou a importância dos novos leitos para o hospital e o Distrito Federal.
“Alcançamos o quantitativo necessário que o Ministério Público tinha nos solicitado em relação aos leitos de UTI para o DF. Hoje, com mais 48 leitos de internação, estamos melhorando a saúde, atendendo mais crianças e, com isso, também teremos 361 novos funcionários trabalhando aqui. Isso que o governador Ibaneis Rocha quer: uma saúde de qualidade e a oferta de trabalho para as pessoas do DF”, declarou Osnei Okumoto.
O superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, destacou o esforço da equipe que tem ativado as alas do hospital progressivamente. “No ano passado ativamos 48 leitos, agora mais 48 e assim chegamos a 192. Realmente é uma satisfação muito grande estarmos, praticamente, concluindo o processo de ativação do hospital. Agradecemos todo o apoio que recebemos para prestar uma assistência de qualidade a todas essas crianças”, comentou.
VISITA – Após a cerimônia para inaugurar as alas onde estão os leitos, o superintendente convidou o secretário de Saúde para visitar o paciente Lucas Wendel, de 11 anos, que também faz aniversário hoje. Osnei Okumoto deu os parabéns à criança, que há mais de um ano está em tratamento oncológico no HCB.
ATIVAÇÃO – Inaugurada em novembro de 2018, a Unidade de Internação do HCB foi ativada progressivamente, de modo a garantir a segurança dos pacientes atendidos. Dividida em oito blocos, ela conta com leitos voltados às especialidades clínicas, cuidados cirúrgicos, transplante de medula óssea, oncologia, cuidados paliativos e UTI.
A ativação progressiva também obedece às determinações do contrato de gestão firmado entre o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), responsável por gerir o HCB, e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Vale lembrar que o Hospital da Criança de Brasília é o único hospital público do DF acreditado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA (certificação de qualidade).
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.
Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para entrevistasaudedf@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111