Por Cláudio Ulhoa
A previsão foi anunciada pelo Secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante entrevista coletiva nesta segunda (17), o GDF deve inaugura hospital de campanha em Ceilândia neste final de semana
A vacinação contra a Covid 19 dos professores da rede pública do Distrito Federal começará nesta quinta-feira (20/5). A afirmação foi feita pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante entrevista coletiva, nesta segunda-feira (17/5). Segundo ele, a vacinação vai iniciar com os professores das creches e depois seguirá para os demais níveis.
“A Secretaria de Educação encaminhará uma lista para a Secretaria de Saúde e, com base na região administrativa em que essa pessoa trabalha, a Secretaria de Saúde organizará os locais para vacinação”, explicou o secretário.
A estimativa do governo é que cerca de 10 mil professores sejam imunizados nesta fase. As aulas, conforme já ressaltou o governador Ibaneis Rocha (MDB), devem voltar a acontecer de forma presencial a partir de agosto.
Outro público que está liberado para vacinação são as pessoas com comorbidade e idade entre 30 e 49 anos. Segundo Gustavo Rocha, a partir de hoje esse púbico, que soma cerca de 40 mil pessoas, já pode ser vacinado.
“Então são notícias positivas, pois estamos cada vez mais ampliando o público da vacinação e isso eu venho sempre falando que a importância da vacinação é que só através da vacinação e da conscientização das pessoas é que nós vamos sair dessa fase o mais rápido possível”, ressaltou o secretário.
O secretário também comentou sobre o nível de transmissão que está nesta segunda-feira em 0.88, em momentos mais críticos da pandemia, esse número chegou a 1.36. “Essa constância do índice de transmissão abaixo de 1 permitiu que o governador abrisse outros segmentos da economia, como a questão dos eventos sociais que nós anunciamos na semana passada.”
O número de casos ativos também tem caído. De acordo com Rocha, o total de casos ativos já chegou a 16 mil está atualmente em 7.869. O acompanhamento dos casos ativos se faz necessário, visto que eles são capazes de contaminar outras pessoas.
O que também tem caído, pela quarta semana consecutiva, segundo o secretário da Casa Civil, é o número de óbitos, que na última semana, inclusive, teve queda de 21%. Ainda de acordo com Rocha, o número de novos casos também tem reduzido nas últimas seis semanas.
Essa realidade com a inauguração dos hospitais de campanha para o tratamento de pacientes com Covid 19, dá uma certa tranquilidade para o governo que já começa a ter leitos vagos de UTI para o tratamento da doença. Hoje, o DF tem 81 leitos, na rede pública, vagos para pacientes com covid-19 e, aguardam por comprovação da doença, 17 pessoas para serem internadas.
“Estamos fazendo uma reorganização dos leitos e, como hoje há uma lista maior de leitos não covid, a Secretaria irá passar esses leitos para pessoas que não estão com Covid 19”, disse Gustavo Rocha.
O secretário anunciou ainda que até o final desta semana será inaugurado o hospital de campanha em Ceilândia com 100 leitos de UTI e, até o final do mês, entrará em funcionamento o hospital acoplado de Samambaia.
Fonte: Cláudio Ulhoa é Jornalista e membro da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP