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25/11/2024
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Dubai implementa os primeiros procedimentos da região para Mínimos de Separação de Turbulência de Wake Aprimorada em sua zona controlada

Mohammed Abdulla Ahli, Diretor Geral da Autoridade de Aviação Civil de Dubai e CEO da dans, ressaltou a importância do novo projeto, que está alinhado com as ambições de Dubai no campo da aviação. Ele destacou que é uma conquista sem precedentes para a indústria de transporte aéreo seguindo os melhores padrões internacionais de segurança e proteção.

Dubai Air Navigation Services (dans) começou a implementar novos procedimentos que criaram mais capacidade horária de pista para as aeronaves que partem e pousam por meio de sua reclassificação com base na turbulência da esteira para reduzir o mínimo de segurança distância de separação entre duas aeronaves de diferentes ou do mesmo tamanho e aumentar a eficiência dos procedimentos de pouso e decolagem, juntamente com a redução dos atrasos.

A Separação de Turbulência Wake Enhanced de Dubai RECAT dentro da Área de Controle de Dubai se estende por 50 milhas náuticas centradas em Dubai International (DXB), um dos três aeroportos que o Provedor de Serviços de Navegação Aérea (ANSP) lida nos Emirados Árabes Unidos, em cooperação e coordenação com o Aeroporto Internacional Organização da Aviação Civil (ICAO) e outras organizações internacionais relevantes para atualizar os padrões dos serviços de navegação aérea nos níveis global e regional.

O projeto se insere na estrutura da estratégia da ANSP de classe mundial em três aeroportos nos Emirados Árabes Unidos, incluindo Dubai International, o aeroporto mais movimentado do mundo para viajantes internacionais, que exige a implementação de medidas pioneiras e iniciativas inovadoras destinadas a melhorar a posição global de Dubai em setor da aviação e atualizar continuamente os padrões de proteção e segurança em todo o seu espaço aéreo e em todo o território dos Emirados Árabes Unidos.

HH Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente da Autoridade de Aviação Civil de Dubai, Presidente dos Aeroportos de Dubai e Serviços de Navegação Aérea de Dubai e Presidente do Executivo da Emirates Airline and Group, disse que o Dubai RECAT é uma conquista importante e sem precedentes no setor aéreo os controladores de tráfego tratam dos voos – o resultado de mais de sete anos de trabalho colaborativo e complexos procedimentos e análises de dados realizados por equipes especializadas de especialistas. O projeto contribui para aumentar a capacidade e eficiência dos aeroportos localizados na Área de Aproximação de Dubai – Aeroporto Internacional de Dubai, Aeroporto Internacional de Sharjah.

Os novos procedimentos que foram implementados irão aumentar dois a três movimentos adicionais de aeronaves (chegadas) e seis movimentos (partidas) por hora de pico para o Aeroporto Internacional de Dubai, juntamente com a economia de muitas horas de vôo e manobra no espaço aéreo de Dubai pelos pilotos até que eles sejam concedeu permissão para pousar e partir, especialmente durante os períodos de pico.

Sheikh Ahmed acrescentou: “Estamos trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana para seguir em frente com nossos planos de fazer de Dubai ‘o aeroporto do mundo’ em resposta à visão de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governante de Dubai, e quando sairmos gradualmente do impacto da pandemia do coronavírus nos próximos tempos, estaremos prontos para receber milhões de viajantes retomando suas vidas normais e viajando.”

Expressou o seu profundo agradecimento ao trabalho de equipa que esteve na origem do sucesso desta complexa tarefa e aos parceiros estratégicos da ANSP que contribuíram para a concretização deste projeto.

Este projeto é um bom modelo que pode ser aplicado para contribuir com a expansão do espaço aéreo na região. O projeto Dubai RECAT é uma contribuição distinta para os esforços da ICAO e outras organizações internacionais relevantes em termos de planejamento e definição de padrões para serviços de navegação aérea em nível global e regional. Os limites mínimos para a convergência do movimento das aeronaves dentro da área de controle de Dubai são aplicados para voos decolando, determinando-se os tempos de voo entre aeronaves sucessivas, visto que essas distâncias entre aeronaves, determinadas para os pilotos por tempo ou distância, são fornecidas pelo tráfego aéreo torre de controle em aeroportos de Dubai.

Mohammed Abdulla Ahli
Mohammed Abdulla Ahli

Mohammed Abdulla Ahli, Diretor Geral da Autoridade de Aviação Civil de Dubai e CEO da dans, ressaltou a importância do novo projeto, que está alinhado com as ambições de Dubai no campo da aviação. Ele destacou que é uma conquista sem precedentes para a indústria de transporte aéreo seguindo os melhores padrões internacionais de segurança e proteção.

Ele disse: “Temos as competências humanas e técnicas para alcançar nossas ambições de nos tornarmos os melhores no setor de aviação, e fomos capazes, por meio do trabalho incansável de nossos especialistas, implementar procedimentos complexos pela primeira vez no país e no meio Níveis do Leste no processo de tratamento de voos de entrada através do espaço aéreo de Dubai. Isso terá um impacto significativo não apenas nos horários de chegada dos voos, mas também na lucratividade das companhias aéreas por meio da economia de combustível durante as operações que se aproximam da área de controle em preparação para o pouso em DXB .”

Ele expressou seu profundo apreço pelo trabalho realizado pela equipe da dans e por todos aqueles que contribuíram para essa conquista sob a orientação, apoio e acompanhamento de Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed, que é como um farol para alcançarmos os objetivos desejados , continue a inovação e tome medidas proativas para as necessidades futuras.

O projeto, iniciado em 2013, tornou-se realidade a partir de estudos avançados que confirmaram a possibilidade de aplicação de novos procedimentos para o atendimento de voos dentro da área de controle de Dubai. A ANSP trabalhou em cooperação com a Emirates Airlines, flydubai, EUROCONTROL, com sede em Bruxelas, que lida com a gestão de tráfego aéreo em 41 países europeus e com o Coherent Research Group, com sede nos Estados Unidos. O projeto está alinhado com o crescimento futuro do transporte aéreo através do espaço aéreo de Dubai / Emirados Árabes Unidos.

Pandemia pré-COVID 19, estimou-se que o número de movimentos de aeronaves através dos sete aeroportos internacionais dos Emirados Árabes Unidos alcançaria 1,62 milhão de movimentos até 2030. De acordo com uma previsão da Airbus, a frota dos Emirados Árabes Unidos deve triplicar de 630 aeronaves em 2019 para cerca de 1.730 aeronaves em 2038. As expectativas da Boeing centravam-se nos países do Oriente Médio que encomendavam cerca de 2.945 aeronaves. A visão do ANSP é aumentar a segurança, capacidade e eficiência do espaço aéreo de Dubai, Emirados Árabes Unidos e Oriente Médio. Antes do surgimento da pandemia COVID 19, os dans estavam gerenciando com segurança e eficiência mais de 1.338 movimentos de aeronaves em uma média diária nos aeroportos de Dubai.

Ibrahim Ahli, Vice-CEO da Dubai Air Navigation Services, disse que a implementação deste projeto estratégico levará a um aumento da capacidade de desembarque e desembarque de aeronaves nos aeroportos de Dubai e a uma redução significativa na taxa de atrasos na chegada de voos nos horários de pico. A ANSP, disse ele, realizou extensas pesquisas e estudos e tomou medidas de segurança antes de implementar os novos procedimentos, em coordenação e cooperação primeiro com a Emirates Airlines e, posteriormente, com a flydubai. O voo da Emirates (UAE202) é o primeiro voo que pousou no Dubai International com novos procedimentos operacionais em vigor.

A ANSP apresentou os resultados deste projeto pioneiro à comunidade global da aviação em fevereiro de 2021, durante a reunião anual do Grupo de Trabalho da ICAO para o benefício dos estados membros e organizações internacionais. A Dans gerencia o tráfego aéreo através de Dubai International, que ocupa o primeiro lugar no mundo para passageiros internacionais desde 2014 e já movimentou cerca de 1,115 bilhão de passageiros em mais de 7,47 milhões de voos desde que o aeroporto começou a operar em 1960.

Ibrahim Ahli expressou seu profundo agradecimento a todas as partes que apoiaram o projeto e contribuíram para seu sucesso, liderado pela Autoridade de Aviação Civil de Dubai, Autoridade Geral de Aviação Civil, Emirates Airlines, flydubai e outros órgãos locais e internacionais relevantes.

Fonte: WAM

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