Por Eduardo Magregor
Cidadão que espalhar fake news ou cria perfil falso pode ser responsabilizado por crime contra a honra. A cada dia que passa devemos ficar mais atentos às notícias que recebemos, isso é muito importante. Na hora de se informar, o cidadão deve levar em consideração fontes oficiais e confiáveis.
”Aquele que difunde notícias falsas e criadores de páginas Fake poderão ser responsabilizados por crimes contra a honra“.
Uma página que se cria, a exemplo de um perfil fake de uma autoridade ou artista, a mesma pode passar a divulgar conteúdos que propagam inverdades onde as mesmas podem tomar grande proporção negativa na vida daquela pessoa.
“Todos os cidadãos devem lutar para que a melhor informação possível seja difundida e não as mentiras que tanto prejudicam vidas“. Nesse sentido, a responsabilidade é ainda maior para cada um de nós. A atenção deve ser redobrada.
Em recente caso, a Secretária de Desenvolvimento Social e primeira dama do Distrito Federal Mayara Noronha vem sofrendo investidas de pessoas que estão buscando se passar por ela em suas redes sociais.
Uma página Fake foi criada com o perfil da Secretária na rede de comunicação Instagram e em outro caso, um perfil de Whatsapp também havia sido feito, fazendo também com que a Secretária se manifestasse publicamente em suas redes para avisar da existência de tal número telefônico falso se passando por ela.
A Secretária veio a publicar em sua página oficial do Instagram que esse perfil é FALSO depois de ser informada da existência da página com o seu perfil, e que mensagens de ofensas estavam sendo destiladas a pessoas pelo mesmo.
No Instagram existem diversos perfis fake. Mas, partir de um olhar atento para informações como data de criação da página, número de posts, descrição da bio e relação proporcional entre o número de seguidores e de perfis seguidos é possível determinar a autenticidade da conta.
Nas próximas linhas, listaremos três dicas para te ajudar a reconhecer perfis falsos na rede social. Vale ressaltar que a criação de contas fake, é uma prática que viola os termos de uso da rede social e acarreta punições.
- Perfil criado recentemente ou com poucos posts
E geral, contas falsas são criadas rapidamente e em larga escala. Isso significa que a data de criação do perfil pode ser um fator determinante para confirmar a autenticidade da página.
Outra marca dos perfis fake é a baixa quantidade de posts. Se você vir uma conta criada recentemente e com poucas publicações ou mesmo com uma série de posts feitos em um curto intervalo de tempo, desconfie.
- Segue muita gente, mas tem poucos seguidores
Perfis falsos apresentam discrepância entre número de seguidores e de pessoas que estão seguindo. Este é um dos principais indicadores de que um perfil é fake.
- Baixos níveis de interação e engajamento
Outra dica para descobrir se um perfil é falso é analisar as interações nos posts. Os níveis de engajamento das contas fake costumam ser muito baixos, já que elas possuem poucos seguidores.
Fonte: Blog Olhar Digital