Por Eduardo Magregor
Dia (28), a Secretária de Desenvolvimento Social Mayara Noronha realizou visita ao projeto ”Você Nunca Andará Sozinho” na cidade Samambaia.
O projeto fundado por Eliane Nuvem presta atendimento gratuito de assistência social, saúde, educação especial, a pessoas com deficiência e suas famílias no Distrito Federal e entorno. O Instituto é formado por voluntários atendendo em diversas especialidades como: Psicologia, Neuropsiquiatria, Psicopedagoga, Nutrição e fonoaudiologia.
”Ao falarmos sobre o lado social temos sempre que vermos o lado humano da situação, munido também do lado técnico para quaisquer atendimento a ser feito. Buscamos garantir através dos nossos programas sociais esses atendimentos“. Como Secretária de Estado tenho a missão junto ao Governo de garantir o melhor atendimento à nossa população, ressalta a secretária.
Estamos lutando muito por mais inclusão social na cidade, principalmente para auxiliar mães de crianças com deficiência, disse.
Um exemplo de projeto do Governo a ser dado é o ”Cartão Prato Cheio” têm direito ao Cartão Prato Cheio pessoas com renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa da família, que se encontrem em situação de insegurança alimentar. O Prato Cheio é um benefício temporário criado para atender famílias em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram a renda prejudicada em razão da pandemia da Covid 19. E sejam moradoras do Distrito Federal, inscritas no Cadastro Único ou no Sistema Integrado de Desenvolvimento da Sedes.
Destaque:
Quebrando narrativas das FAKE NEWS na cidade, a Secretária falou um pouco sobre as (OSCs) e aprovados em concurso da SEDES em espera para nomeações.
”É um completo absurdo de pensarem que o fato da gente estar querendo contratar uma OSC, que isso venha a impedir de alguma forma nomeações de servidores a espera. Disse a Secretária“.
Estamos com os olhares voltados para todos, de um lado olhamos as pessoas e famílias que estão passando fome e com outro olhar estamos a ver outras nomeados. O Governador Ibaneis Rocha já determinou que até o final do ano vamos avançar muito nessa questão. Estamos trabalhando muito para chamar os aprovados, finalizou.
Aproveitando a visita a instituição, a Secretária partiu para uma visita especial, visitando a líder comunitária Dona Regininha também moradora da cidade. Mayara Noronha foi recebida por moradores locais e agradeceu pelo carinho e receptividade de todos.
OSCs- organizações da sociedade civil
As então denominadas organizações não governamentais existem no Brasil desde a década de 1950, surgindo primeiramente na área da educação básica, sendo em sua maioria dentro de um contexto relacionado à Igreja. Posteriormente, durante os anos de (1964 / 1985), essas entidades passaram a ter mais visibilidade devido ao surgimento de diversas entidades de defesa aos direitos humanos e à democracia.
Não à dúvidas que as parcerias entre Estado e sociedade são essenciais para o fortalecimento da democracia, impactando diretamente no modelo de gestão pública. A complexidade dos desafios sociais existentes e exige da estrutura do Estado a realização de intervenções que abraçam as necessidades populares.
Veja aqui: Organizações da Sociedade Civil que executam serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos
Fonte: Blog Olhar Digital