Sob forte escolta, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes são levados a uma van; Barroso se refugia em uma loja.

Sob forte escolta, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes são levados a uma van; Barroso se refugia em uma loja.

Ministros do STF são hostilizados por brasileiros, aos palavrões, em Nova York

Publicado em: 15/11/2022 00:072,4 Min. de Leitura

Compartilhar

Alexandre de Moraes, Lewandowski, Gilmar e Barroso precisam de forte escolta de seguranças para sair do hotel

Se perderam as condições de circular livremente nas ruas das cidades brasileiras sem o risco de serem hostilizados por brasileiros indignados, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também enfrentam maus bocados no exterior.

Brasileiros cantam o Hino na porta do hotel.

Brasileiros cantam o Hino na porta do hotel.

Presentes em Nova York para participarem de um debate organizado pela empresa de eventos Lide, do ex-governador de São Paulo João Doria, seis ministros do STF foram fortemente hostilizados por grupos de brasileiros nas ruas, na porta do hotel onde se hospedam e também na rua, como no caso do ministro Luis Roberto Barroso, reconhecido por uma mulher e seguido até entrar numa loja.

Neste domingo (13), a Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, informou que eram aguardados protestos apenas nesta segunda-feira (14) diante do Harvard Club, na Rua 44, local do evento da Lide, segundo alertou aos ministros a área de segurança do STF.

Os brasileiros cantaram o Hino Nacional na porta do Hotel Sofitel e depois insultaram os ministros à medida que deixavam o estabelecimento. O primeiro deles a sair e ouvir insultos foi Gilmar Mendes e, em seguida, Ricardo Lewandowski.

https://www.youtube.com/shorts/Qtlchlc2lds

Gilmar se esforçou para sorrir, enquanto o forte esquema de segurança o protegia até entrar em uma van. Lewandowski fez um gesto com as mãos e parece dizer algo, mas sua vez é inaudível no vídeo que registra esse momento, até porque prevalecem os gritos de palavrões dirigidos aos dois magistrados.

O mais insultado parece ter sido Alexandre de Moraes, que tenta abrir um sorriso forçado e, na correria, chega a esbarrar em uma manifestante que o chamava aos palavrões.

https://www.instagram.com/p/Ck65VxjDRoB/?utm_source=ig_embed&ig_rid=ccf92001-ee3b-46a7-a254-cff5c123276e

Moraes também aparece em um dos vídeos ao ser reconhecido no Restaurante Brasserie Française e chega a se levantar da mesa a se dirigir a uma jovem vestida com a camisa da Seleção Brasileira. A voz de um homem o desafia a concretizar uma suposta ameaça de agressão.

O grupo de ministros se dirigia a um restaurante brasileiro de alto luxo, Fasano, onde também foram recepcionados na rua aos palavrões de brasileiros.

Luis Roberto Barroso aparece em vídeo de uma mulher que parece surpresa em encontrá-lo em uma rua bastante movimentada. Ele se esforça para ignorar a mulher, até que se refugia em uma loja, mas se volta para a brasileira e afirma: “Não seja grosseira. Passe bem, minha senhora”.

https://www.youtube.com/shorts/XoRdXN1GPpU?feature=emb_title

Fonte: Diário do Poder