A Neoenergia Brasília foi reconhecida por meio das certificações ISO. A Qualidade da Gestão, o nível de Satisfação do Cliente e o Sistema de Gestão Ambiental foram recomendados pelas Certificações ISO 9001, ISO 10002 e ISO 14001, respectivamente. As outras quatro distribuidoras do grupo Neoenergia também foram atestadas e os processos de recertificações ocorreram após a análise de 162 requisitos por auditores externos aqui no Distrito Federal, na Neoenergia Coelba (BA), na Neoenergia Cosern (RN), na Neoenergia Pernambuco (PE) e na Neoenergia Elektro (SP e MS).
“A Neoenergia atua com foco, eficiência, qualidade nos serviços, no atendimento de excelência ao cliente e engajada na sustentabilidade e descarbonização do planeta”, ressalta Andréia Ramalho, gerente de Processos e Sistemas Técnicos da Neoenergia. “Essas recertificações comprovam nosso comprometimento em construir uma empresa sólida, proporcionando crescimento econômico e social nas nossas áreas de atuação e concessão”, completa a executiva.
As empresas do grupo receberam 10 auditores que avaliaram, ao longo de aproximadamente um mês, 162 requisitos. O processo foi realizado pelas certificadoras Bureau Veritas Certification (BVC), para as avaliações de Qualidade e Meio Ambiente; e a Asociación Española de Normalización y Certificación (AENOR), para o tema de Tratamento de Reclamações. A Neoenergia alcançou 100% de eficiência nas questões analisadas.
“Para atingirmos esse resultado, inovamos no modelo de auditoria interna. Fizemos o que chamamos de avaliação interna, que funciona de forma mais próxima às áreas auditadas, formando parcerias contínuas para que o trabalho permaneça ao longo do tempo”, finaliza Andréia Ramalho.
No total, foram utilizadas cerca de 600 horas em assessoramentos, com esclarecimento de dúvidas sobre processos vinculados às certificações e suas respectivas evidências.
- ISO 9001 – é um sistema de gestão que tem o objetivo de dar mais eficiência à empresa, otimizando e dando mais agilidade aos processos, além de representar uma forma de documentar a cultura da organização;
- ISO 10002 – considera, para a satisfação dos clientes, os processos de coleta, análise e resolução de reclamações desses consumidores;
- ISO 14001 – são considerados os requisitos da organização para desenvolver uma estrutura de preservação do meio ambiente.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia Brasília