Por Caio Barbieri & Isadora Teixeira
O empresário Gilvan Máximo foi o escolhido do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) para comandar a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. Atual vice-presidente do PRB em Goiás, ele atuou como secretário do Entorno por recomendação do governador do estado vizinho, Marconi Perillo (PSDB). A indicação para o primeiro escalão do GDF foi feita pela legenda.
Em 2014, Máximo foi candidato à Câmara dos Deputados, mas não conseguiu ser eleito, mesmo com os 58.466 votos recebidos dos goianos. Um dos nomes fortes da Igreja Universal do Reino de Deus, o empresário da construção civial ocupará a pasta reivindicada pelo PRB/DF, presidido por Wanderley Tavares. Na campanha, a sigla apresentou um projeto de cidade inteligente e passou a apoiar a candidatura de Ibaneis no segundo turno.
Mais sobre o assunto:
- Em São Paulo, Ibaneis anuncia Cidade Inteligente e setor audiovisual
- Jeansley Charlles de Lima é anunciado futuro presidente da Codeplan
Até o ano passado, o empresário ocupou o cargo de vice-presidente da Goiás Parcerias (PPP). Embora não tenha formação acadêmica, o futuro secretário diz que dedicará um tempo, a partir de agora, para os estudos. “Agora que tenho tempo de estudar. Vou começar administração”.
Outros pontos são o monitoramento de áreas urbanas por drones e a unificação das forças policiais e serviços públicos em um único centro de inteligência de comando, controle e operação onde as autoridades conseguem acompanhar, em tempo real, o que acontece nas regiões administrativas. Modelos parecidos funcionam em Nova York, nos Estados Unidos, e no Rio de Janeiro (RJ).
Recentemente, durante viagem a São Paulo, Ibaneis anunciou o programa Cidade Inteligente, que consiste na disponibilização dos serviços públicos em plataformas digitais, inclusive por aplicativos de celular. Com isso, o emedebista cumpriu a promessa assumida na campanha. A previsão é de que seja oferecida internet wi-fi gratuita aos brasilienses.
A ideia é nivelar a tecnologia do DF com a de outras capitais. “O mundo todo tem trabalhado com o conceito de cidade inteligente, o que traz mais conforto e praticidade aos cidadãos na prestação de serviços públicos”, destacou o governador eleito.
Fonte: Metrópoles