O Carnaval de 2023 do Distrito Federal, que terminou no dia 22 de fevereiro, foi marcado pela redução de 49% na criminalidade em relação a 2019 e uma queda de 24% em comparação com 2020. Mais de 1,5 milhão de pessoas participaram da festa em algum dos mais de 100 blocos autorizados a circular pelo DF. O governo local investiu mais de R$ 7 milhões na folia e autorizou a saída de mais de 100 blocos. As autoridades também concentraram as forças de segurança e a Secretaria de Saúde na Cidade Policial, local que funcionou 24 horas por dia, monitorando e evitando problemas mais graves.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), foram registradas 404 ocorrências criminais entre os dias 18 e 21 de fevereiro, número que pode aumentar, tendo em vista que algumas vítimas não informam os crimes na data do acontecimento. Em 2019, foram 796 ocorrências e, em 2020, 535. A governadora em exercício, Celina Leão, relacionou a redução da criminalidade às iniciativas das forças de segurança, como a presença policial nos blocos, a identificação de crianças em festas infantis e a realização da Cidade Policial.
Além disso, a festa deste ano teve como regra a paz e o diálogo. De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, Brasília está novamente no roteiro dos grandes carnavais e será um ponto de referência nacional em um Carnaval em que os foliões têm uma sensação de segurança que não têm em nenhum estado. Rodrigues destacou ainda a comunicação entre governo e entidades culturais, baseada em transparência e diálogo.
A atuação policial foi efetiva, resultando na apreensão de 342 celulares subtraídos, 55 armas brancas e uma arma de fogo, além de 17 ocorrências envolvendo entorpecentes, entre outras. Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o número de objetos perfurantes recolhidos e os casos autuados em flagrante provam a efetividade da atuação policial. Ele afirmou que o Carnaval em Brasília é pacífico e da paz, e que a criminalidade não deve manchar a imagem da festa. Cerca de 10 mil profissionais de todas as corporações participaram da segurança durante a festa.
Fonte: Agência Brasília