Screenshot_44

EXCLUSIVO: Veja prints com login ‘LUL22’ do novo Juiz Eduardo Fernando Appio da Lava Jato

Publicado em: 07/03/2023 21:532,1 Min. de Leitura

Compartilhar

Imagens do login interno do juiz Eduardo Fernando Appio, atual responsável pela Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, comprovam que o magistrado usou, entre 2021 e fevereiro de 2023, a assinatura LUL22.

Os prints, obtidos e divulgados agora com exclusividade pelo Diário do Poder, mostram que o login remete à campanha do então presidente Luís Inácio Lula da Silva (Lula), e ao ano da eleição, 2022. O sistema eletrônico da Justiça, e-proc, tem assinaturas geralmente compostas por três letras e dois números.

As imagens mostram diversas ações de Appio no sistema, algumas quando o magistrado ainda era da 2ª Turma Recursal do Paraná. O login permaneceu o mesmo, LUL22, pelo menos até fevereiro deste ano. (Veja a galeria abaixo)

Eduardo Appio assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Lava Jato e que colocou Lula na prisão, em fevereiro e já fez declarações elogiosas ao advogado do presidente.

Eduardo Fernando Appio também é crítico da atuação de Sérgio Moro, ex-titular da vaga no tribunal e atual senador pelo União/PR, e de Deltan Dallagnol, procurador que atuou na operação e que hoje é deputado federal (PODEMOS/PR).

O Juiz foi alvo de representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) após reportagem a coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, revelar doações com o nome e o CPF de Appio para a campanha de Lula e de Ana Júlia Monteiro, ambos do PT. Para Lula, a doação foi simbólica, R$13. Valor que remete ao número do partido nas urnas. Ana Júlia, candidata a deputada estadual, recebeu R$40. Ambos foram eleitos. Na ocasião, a reportagem procurou Appio, que afirmou não reconhecer a doação.

Na ação, apresentada ao CNJ nesta terça-feira (7), Deltan Dallagnol alega “quebra de imparcialidade” por parte de Eduardo Appio e pede o afastamento do juiz da Lava Jato.

Além de Deltan Dallagnol, assinam a reclamação os deputados Adriana Ventura (Novo/SP), Kim Kataguiri (União/SP), Marcel van Hattem (Novo/RS), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL/SP), além de Alfredo Gaspar (União/AL) e Pedro Aihara (Patriota/MG).

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do magistrado, que ainda não respondeu. O texto será atualizado caso o juiz se manifeste.

Fonte: Diário do Poder