O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançará em junho uma nova linha de crédito para pequenos empreendedores com recursos do SEBRAE, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O programa terá R$ 600 milhões do SEBRAE que poderão ser convertidos em até R$ 5 bilhões em empréstimos, segundo estimativas do banco.
As regras da nova linha são baseadas no Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC), criado durante o governo Bolsonaro e renovado no governo Lula. Nessa linha, 80% do risco de inadimplência são cobertos por um fundo gerido pelo BNDES. Na nova linha, os recursos do SEBRAE terão a mesma finalidade.
Segundo o diretor-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, o BRB será um dos bancos participantes. “O SEBRAE vai investir recursos em um fundo garantidor que será usado para cobrir parte do risco de inadimplência que será gerado. O BNDES usa seus bancos participantes para conceder créditos de menor valor, já que esse programa é voltado para micro e pequenas empresas”, afirmou Paulo Henrique Costa.
Fonte: BRB