26.5 C
Brasília
21/11/2024
InícioPelas CidadesCeilândiaFilmes produzidos por alunos de escolas públicas do Distrito Federal foram exibidos...

Filmes produzidos por alunos de escolas públicas do Distrito Federal foram exibidos no encerramento do projeto Vamos ao Cinema

Iniciativa, apoiada pelo Instituto Neoenergia, promoveu a formação no segmento do audiovisual e atendeu cerca de 150 estudantes neste primeiro semestre.

A manhã da sexta-feira (21) foi especial para mais de 70 alunos de escolas públicas de Santa Maria, da Ceilândia e da Estrutural. No encerramento do projeto “Vamos ao Cinema”, selecionado pelo programa de editais “Transformando Energia em Cultura”, uma realização do Instituto Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC/DF), eles tiveram a oportunidade de assistir aos curtas-metragens produzidos pelos estudantes na telona do cinema.

O Instituto Neoenergia, em parceria com a Neoenergia Brasília, reconhece a importância da Arte e da Cultura para o desenvolvimento sustentável, entendendo o seu potencial transformador para a criação de uma sociedade mais justa, inclusiva, equitativa e diversa. “Para se fazer um projeto social é preciso trabalho e dedicação. O grupo Neoenergia veio para o DF para apoiar ações como essa”, afirmou Juliana Pimentel, superintendente de Relacionamento Institucional da Neoenergia. “Nosso compromisso não é só fornecer energia, mas ajudar as pessoas da nossa capital federal a crescer como sociedade”, finalizou a executiva.

Ao longo de toda manhã foram apresentados os filmes: “Cotidiano”, de Anny Beatriz; “Problemas Técnicos”, de Carina Lima Mendes; e “Sonho”, de Sara Raquel Luz, alunas do CED 310, de Santa Maria. “Amor Imprudente”, de Gaby Santos; e “Retrato de uma Obsessão”, de Hemily Cristina, produções do CED 15 da Ceilândia, também foram exibidos.

Na ocasião aconteceu uma premiação dos filmes por uma escolha do júri técnico e popular, com a premiação de um curso online da Brainstorm Academy. “Retrato de uma Obsessão”, de Hemily Cristina, do CED 15 da Ceilândia, foi o grande vencedor. Todos os filmes vão ser exibidos na Semana universitária da UNB.

O projeto – Criado em 2009, o “Vamos ao Cinema” passou a integrar, no ano passado, disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio em escolas públicas do DF, conquistando cada vez mais o interesse dos alunos. Assim, foram realizadas oficinas de audiovisual, jornalismo cultural, design para redes sociais, elaboração de projetos, oficinas sobre a Agenda 2030 e produção de 11 filmes, abrindo um novo caminho profissional para os jovens que queiram trabalhar no segmento de cinema ou audiovisual.

O projeto também está ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e conta com profissionais gabaritados no assunto, que fazem parte do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília.

“Estamos fechando o semestre com uma bela produção audiovisual, demonstrando que o propósito do programa, de fornecer os instrumentos audiovisuais para amplificar a voz dessa moçada, traz resultados extraordinários”, comemorou Valéria Marcondes, coordenadora do “Vamos ao Cinema”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia Brasília

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -