Em mais uma iniciativa que busca oferecer segurança e sustentabilidade nas comunidades em que o fornecimento de energia está sendo regularizado, a Neoenergia Brasília realiza, na manhã deste sábado (30), em Ceilândia, o terceiro mutirão do programa Energia Cidadã. A distribuidora também vai levar uma série de ações complementares que buscam estimular o desenvolvimento econômico, social e ambiental da população.
Desde que chegou ao Distrito Federal, a distribuidora já realizou uma série de obras de expansão das redes de Ceilândia e realizou mais de 5,5 mil ligações regulares de energia elétrica para as famílias do local. No total, são mais de 22 mil pessoas beneficiadas com o fornecimento de energia regular, com qualidade, confiabilidade e segurança, saindo definitivamente da clandestinidade.
O mutirão do Energia Cidadã traz ainda inúmeros outros benefícios. Os moradores de Ceilândia terão à sua disposição uma unidade móvel da Neoenergia Brasília no local. O evento vai oferecer todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora, como parcelamento de débitos, solicitação de danos elétricos, cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), troca de titularidade, ligação nova, entre outros.
O espaço contará ainda com uma tenda onde a população poderá participar de alguns programas de Eficiência Energética voltados para as comunidades carentes, como a troca de lâmpadas convencionais por modelos LED, além de orientar a população sobre como utilizar racionalmente os equipamentos elétricos e, assim, economizar energia.
A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e está voltada aos clientes residenciais, que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED , 40% mais econômicas.
Para receber o kit de lâmpadas novas, os moradores residenciais ou rurais-residenciais devem residir na comunidade ou estarem cadastrados na TSEE que concede até 65% de desconto na conta de energia. Para ter direito ao benefício, os clientes precisam atender aos critérios estabelecidos pela Aneel, não possuir débitos com a concessionária, levar à conta de energia junto com a documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (potência igual ou superior a 15W).
Troca de geladeiras – E não é só isso. O projeto Energia com Cidadania está de volta e a distribuidora vai trocar refrigeradores antigos por modelos eficientes, visando proporcionar economia na conta de luz dos moradores da região.
Para se cadastrar e ter o direito a substituição do refrigerador, o cliente precisa ser beneficiário da Tarifa Social, estar adimplente com a distribuidora, ter consumo mensal superior a 150 kWh/mês, além de residir nas regiões atendidas pelo projeto. O foco é trocar os refrigeradores de maior consumo de energia elétrica e com mais de 10 anos de uso, objetivando reduzir os valores das faturas de energia.
Nessa nova etapa do projeto serão trocadas 1.000 geladeiras em todo o Distrito Federal. Depois de Ceilândia e de Sol Nascente / Pôr do Sol, as equipes da Neoenergia vão atuar em Brazlândia, São Sebastião, Fercal, Varjão, Samambaia, Paranoá, Itapoã, Santa Maria e Sobradinho.
Em outro espaço, profissionais da Neoenergia estarão à disposição da população com orientações gerais e de segurança. A distribuidora, em parceria com o Conselho de Consumidores, vai oferecer palestras com temas relacionados à segurança e à Tarifa Social.
A criançada também vai poder aproveitar o Energia Cidadã. A empresa montará uma área com cama elástica, algodão-doce e pipoca.
Direitos e Deveres – Com a regularização do fornecimento de energia, os moradores passam a ter direito a todos esses benefícios, mas também passam a ter deveres junto à distribuidora. Isso sem falar no fato de que, agora, eles têm um comprovante de residência. Após anos de utilização da energia elétrica de forma irregular, os consumidores agora terão, entre outros, o dever de manter suas contas de energia, e demais obrigações para com a distribuidora, em dia.
Perigo – A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia é contra a lei e perigoso. Esses tipos de intervenções na rede, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes, além de sobrecarga.
A distribuidora tem atuado diariamente no combate ao furto de energia elétrica. Em dois anos de atuação em Brasília, a concessionária recuperou mais de 252,3 GWh suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) do Distrito Federal durante um mês inteiro em ações diárias em todo o Distrito Federal, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento.
Serviço
Mutirão do Energia Cidadã em Ceilândia
- Data: 30/09
- Horário: 09h às 12h
- Local: Praça dos Direitos, QNN 13, em Ceilândia
Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia Brasília