A Neoenergia calcula que, em média, 35 mil unidades consumidoras têm algum tipo de impedimento para a realização da leitura da luz todos os meses no Distrito Federal. Diante do alto número e para trazer mais comodidade e facilidade aos seus clientes, a distribuidora disponibiliza a opção de os brasilienses fazerem a leitura do seu medidor e informarem o consumo mensal sem precisar sair de casa ou receber o leiturista.
O procedimento é simples. O cliente deve conferir a data prevista para a leitura do próximo mês essa informação está disponível na última conta de luz e a autoleitura precisa ser realizada com 5 dias de antecedência dessa data. Quando chegar o período ideal para realizar a autoleitura, basta ir até o medidor de energia da residência, apartamento ou do estabelecimento comercial, anotar o número exibido no medidor, registrar a foto do equipamento, e enviar para a Neoenergia por meio do site.
“Além de conforto e um controle maior pelo consumidor, a autoleitura traz benefícios para outros segmentos, como estabelecimentos comerciais que só funcionam à noite e as residências em que o medidor não fica exposto e estão vazias durante o horário comercial”, explica o gerente de Faturamento da Neoenergia, Alex Ventura.
Nada de multas – É importante reforçar que a Neoenergia Brasília não aplica multa aos clientes nos casos em que não consegue ter acesso ao medidor. A distribuidora calcula a média e cobra por estimativa nesses casos, não havendo limitação de tempo para o faturamento por média.
Como funciona a autoleitura?
- Deve-se consultar, na conta de luz, a data prevista de leitura do mês seguinte.
- Cinco dias antes dessa data, o cliente deverá fotografar o medidor enquadrando os números e o equipamento e enviar a imagem, por meio da opção “Serviços Expressos”, na Agência Virtual da Neoenergia Brasília. Esse canal digital pode ser acessado por computador ou por smartphones.
- Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Neoenergia Brasília pelo telefone 116.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Neoenergia Brasília