O Conselho de Administração do Banco BRB aprovou uma operação de aumento de capital privado de até R$ 1 bilhão. A ação, em linha com o planejamento estratégico da instituição, tem como objetivo a elevação do BRB a novos marcos históricos e a consolidação do crescimento do Banco, iniciado em 2019. Atualmente, o BRB tem 7,8 milhões de clientes e presença em 93% de todo o território nacional.
O capital privado adicional será utilizado para impulsionar a expansão do BRB em especial nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, fortalecendo a presença do Banco em mercados-chave e aumentando a acessibilidade dos serviços financeiros nessas áreas. Além disso, os recursos serão aplicados no crescimento das carteiras de crédito comercial, imobiliário, rural e de financiamento à infraestrutura.
O negócio permitirá ao BRB chegar até a R$ 100 bilhões de ativos totais e 15 milhões de clientes, nos próximos 5 anos, entrando, assim, para a lista dos 10 maiores bancos do País.
“A operação é um passo crucial para o BRB em sua missão de se tornar um dos dez maiores bancos do Brasil nos próximos cinco anos. Com esse aumento de capital privado, o BRB planeja dobrar sua base de clientes, o volume total de ativos e sua carteira de crédito, consolidando sua posição como uma força motriz no desenvolvimento econômico e social das regiões em que atua”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. “O movimento vai fortalecer ainda a capacidade de investimento em áreas estratégicas, mas também reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades que servimos. Estamos confiantes de que essa iniciativa nos colocará na vanguarda do setor bancário brasileiro”, acrescenta ele.
A operação de aumento de capital será acompanhada por assessores financeiros, já contratados para a operação de RE-IPO do BRB, que será lançada assim que as condições de mercado forem favoráveis. Ela vai possibilitar, também, aumento da capacidade operacional para suportar o crescimento previsto em atividades de crédito e aquisições estratégicas.
Impacto Econômico e Social
A injeção de capital privado permitirá ao BRB expandir sua rede de agências e serviços digitais e ainda fortalecer seus programas de responsabilidade social e projetos de impacto comunitário.
“Como banco público, o crescimento do BRB beneficia Brasília, uma vez que aumenta a capacidade de financiamento do desenvolvimento social e humano, impulsiona os mais diversos setores da economia, e possibilita maior incentivo ao esporte, cultura e lazer”, explica o presidente do Banco.
A aprovação da operação foi comunicada ao mercado por meio de Fato Relevante. O aumento de capital foi autorizado dentro do limite de capital previsto no estatuto social do Banco.
A operação de aumento de capital privado é direcionada exclusivamente aos acionistas do BRB e o aporte de recursos será privado.
A íntegra do Fato Relevante do BRB está disponível em ri.brb.com.br e nos sites da CVM (gov.br/cvm) e da B3 (b3.com.br).
O BRB manterá seus acionistas e o mercado devidamente informados a respeito do aumento de capital, nos termos da legislação e da regulamentação aplicáveis.
Fonte: BRB