O presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, afirmou que o país está comprometido em trabalhar com seus vizinhos árabes para apoiar e aprimorar a cooperação árabe-chinesa de uma forma que atenda às aspirações de todos os lados.
A declaração veio durante a sessão de abertura da 10ª Reunião Ministerial do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes, realizada em Pequim na quinta-feira (30/05). O presidente dos Emirados Árabes Unidos que se encontra em uma visita de Estado de dois dias à China participou da reunião ao lado do líder chinês, Xi Jinping, e de vários líderes árabes e autoridades seniores.
No discurso, Mohamed bin Zayed expressou sua gratidão a Xi por sediar e presidir a reunião e agradeceu os esforços feitos na preparação do evento. O líder emirático também expressou confiança de que a China, sob a liderança de Xi Jinping, continuará a ver desenvolvimento e crescimento contínuos e trabalhará para aumentar a cooperação e os esforços conjuntos entre a China e Países árabes no futuro próximo.
O presidente dos EAU observou que a Reunião Ministerial do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes ocorre em um momento em que o mundo precisa se unir e demonstrar solidariedade para enfrentar desafios comuns. Enfatizou que os Emirados Árabes Unidos acreditam que os esforços conjuntos, a colaboração e a cooperação internacional são as melhores maneiras de fazer com que os países avancem, atendam às aspirações de seus povos e garantam um futuro próspero para as próximas gerações.
Mohamed bin Zayed também observou que a reunião estava ocorrendo em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio devido à guerra em curso na Faixa de Gaza, que está levando a condições humanitárias terríveis para seus residentes. A situação, segundo ele, ressalta a importância da cooperação árabe-chinesa, juntamente com os esforços internacionais para alcançar um cessar-fogo imediato, oferecer proteção à população de Gaza e garantir o fluxo de ajuda humanitária para o enclave. O líder emirático destacou a necessidade urgente de buscar uma paz justa e abrangente na região com base na solução de dois Estados.
O presidente dos EAU afirmou ainda que a reunião representou as relações distintas entre a China e os países árabes e reafirmou seu compromisso mútuo de elevar a cooperação árabe-chinesa a patamares mais altos. Em conclusão, expressou sua confiança de que os resultados da reunião fortalecerão o nível de coordenação e possibilitarão a cooperação contínua entre os países árabes e a República Popular da China.
Foto Oficial e delegação
Ao chegar ao local da reunião no início do dia, xeique Mohamed bin Zayed e Xi Jinping posaram para uma fotografia oficial. Os dois líderes também participaram de uma foto de grupo dos chefes das delegações participantes da reunião.
A visita de Estado à China conta com uma delegação dos Emirados Árabes Unidos composta pelos xeiques Hazza bin Zayed Al Nahyan, vice-governante de Abu Dhabi; Hamed bin Zayed Al Nahyan; Abdullah bin Zayed Al Nahyan, ministro das Relações Exteriores; Hamdan bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan; Mohammed bin Hamad bin Tahnoun Al Nahyan, conselheiro para Assuntos Especiais da Corte Presidencial; Zayed bin Mansour bin Zayed Al Nahyan. Khaldoon Khalifa Al Mubarak, presidente da Autoridade de Assuntos Executivos e membro do Conselho Executivo de Abu Dhabi; Ali bin Hammad Al Shamsi, secretário-geral do Conselho Supremo de Segurança Nacional; Suhail Mohamed Al Mazrouei, ministro de Energia e Infraestrutura; Dr. Sultan bin Ahmed Al Jaber, ministro da Indústria e Tecnologia Avançada; Mohamed Hassan Alsuwaidi, ministro do Investimento; Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, ministro de Estado para Comércio Exterior; Faisal Abdulaziz Al Bannai, assessor do presidente dos EAU para Pesquisa Estratégica e Assuntos de Tecnologia Avançada; xeique Abdulla bin Mohammed Al Hamed, presidente do Escritório Nacional de Mídia (NMO); Jassim Mohammed Bu Ataba Al Zaabi, presidente do Departamento de Finanças – Abu Dhabi; Mohamed Ali Al Shorafa, presidente do Departamento de Municípios e Transporte e membro do Conselho Executivo de Abu Dhabi; Hussein Ibrahim Al Hammadi, embaixador dos EAU na República Popular da China; brigadeiro Musallam Al Rashidi, diretor do Gabinete do Comandante Supremo das Forças Armadas; Khaled Al Shehhi, vice-chefe da Missão dos EAU na China; Tareq Al Hosani, secretário-geral do Conselho Tawazun; e Muammar Abushehab, CEO do Conselho Tawazun, também fazem parte da delegação.
Fonte: WAM