No Dia Nacional da Luta contra a Violência à Mulher, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou as principais ações do GDF para proteger e acolher mulheres vítimas de violência. Celina anunciou a criação de quatro novas unidades da Casa da Mulher Brasileira e a implementação da Casa da Mulher Brasileira Itinerante, que levará atendimento especializado a diversas regiões administrativas do DF.
Entre as medidas destacadas pela vice-governadora, está a instituição do aluguel social para mulheres vítimas de violência, além de programas que focam na empregabilidade dessas mulheres e de outras em situação de vulnerabilidade social. O GDF também lançou o programa Viva Flor, que monitora agressores, e o COPOM Mulher, um serviço de atendimento emergencial especializado, acessível pelo número 190.
Celina Leão enfatizou ainda a criação de um comitê voltado para o combate à violência contra mulheres em estabelecimentos de lazer, reforçando a proteção em diversos âmbitos da sociedade. A campanha “Mulher, Não Se Cale” também foi uma iniciativa mencionada, que percorre o DF incentivando vítimas a denunciarem seus agressores, com suporte de um banco de dados de infratores e agressores.
A vice-governadora reafirmou o compromisso do governo com a causa. “A violência contra a mulher não pode ser tolerada, e este GDF trabalha diariamente para garantir que as vítimas vivam com dignidade e segurança. Nossa luta é constante. Não se cale. Ligue 180 e denuncie”, concluiu Celina Leão.
Fonte: Conectado ao Poder