Com o aumento dos golpes virtuais, o Banco de Brasília (BRB) está reforçando as orientações para garantir a segurança de seus clientes. Uma das principais fraudes em destaque é o phishing, uma prática criminosa que busca enganar as pessoas para obter informações confidenciais, como senhas, números de cartões ou dados pessoais. Geralmente, os golpistas enviam mensagens falsas, imitando empresas ou bancos, para convencer as vítimas a fornecerem essas informações.
O BRB alerta que seus clientes devem ficar atentos a mensagens suspeitas. “O BRBCARD nunca pedirá senhas ou códigos enviados por SMS”, avisa o banco, destacando que esse tipo de solicitação é um indício de golpe de phishing. O banco também recomenda verificar a autenticidade de e-mails e mensagens que contenham links ou arquivos.
Para garantir mais segurança nas transações online, o BRB orienta que os clientes sempre verifiquem se o site é confiável antes de finalizar uma compra e evitem o uso de redes de wi-fi públicas, que podem ser vulneráveis a ataques de hackers.
Outra dica importante é o uso do cartão virtual. Ele adiciona uma camada extra de proteção, permitindo que o cliente faça compras sem expor os dados do cartão físico. Essa solução é especialmente útil em sites de e-commerce.
Além disso, o BRB sugere que os clientes ativem as notificações de transações em tempo real por SMS ou aplicativo. Monitorar as movimentações financeiras ajuda a identificar rapidamente qualquer atividade suspeita e permite que o usuário tome medidas imediatas para evitar fraudes.
Fonte: BRB