O bilionário Elon Musk, em clara indireta ao ministro Alexandre de Moraes, voltou a destacar o sucesso do X, sua rede social, no Brasil. No domingo (10), ele comemorou o fato de o aplicativo ser o mais baixado na categoria “notícias” da Apple Store, afirmando:
“X voltou a ser número 1 no Brasil!”.
A postagem celebra o retorno da plataforma ao topo. Após semanas calado, justamente agora após a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos Elon Musk quebra o silêncio.
A rede social enfrentou restrições no país após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, em 30 de agosto, que suspendeu o funcionamento do aplicativo por ‘descumprir ordens judiciais de bloqueio de perfis’ classificados como antidemocráticos. O X só foi liberado em 8 de outubro, após cumprir as exigências e pagar multas milionárias, por resistir às determinações anteriores.
Durante o período de bloqueio, Elon Musk criticou publicamente a decisão de Moraes, mas evitou menções ao X no Brasil nas últimas semanas, inclusive quando o serviço foi temporariamente restabelecido por mudanças nos servidores, o que gerou controvérsias com a Anatel e o STF.
Enquanto lidava com a crise no Brasil, Elon Musk se manteve ativo nos Estados Unidos, apoiando abertamente Donald Trump durante a eleição presidencial deste ano. Essa proximidade gerou especulações entre críticos de Moraes no Brasil, que imaginam possíveis repercussões internacionais para o ministro. Só o tempo dirá.
Fonte: Jornal da Cidade Online