Janja (Rosângela Lula da Silva) tem 50% de desaprovação e só 29% aprovam a mulher de Lula

Publicado em: 22/03/2025 00:221,8 Min. de Leitura

Compartilhar

Primeira-dama é desconhecida por 17% dos eleitores pesquisados pela PoderData.

Uma pesquisa divulgada pela PoderData na sexta (21), evidenciou que a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a “Janja”, tem sua participação do governo de Lula (PT) desaprovada por 50% dos eleitores consultados, entre os 83% que disseram saber quem é a esposa do presidente petista. Além de a metade ter reprovado a atuação da mulher de Lula, somente 29% aprovam as atividades de Janja (Rosângela Lula da Silva) no governo do Brasil. E 21% não souberam responder.

Janja (Rosângela Lula da Silva)

Janja (Rosângela Lula da Silva)

A desaprovação de Janja (Rosângela Lula da Silva) piorou três pontos percentuais e a aprovação caiu um ponto, nos últimos seis meses, na pesquisa que tem margem de erro de dois pontos para os resultados gerais, a pesquisa do instituto ligado ao site jornalístico Poder360, realizada de 15 a 17 de março de 2025, com 2.500 entrevistas em 198 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.

E o perfil de quem rejeita a primeira-dama é formado majoritariamente por eleitores do Norte (57%), os que têm mais de 60 anos (53%) e quem tem renda de 2 a 5 salários mínimos (53%).

Lula beijando a testa de Deolane Bezerra, influencie presa em investigação de tráfico de drogas e jogos ilegais.

Lula beijando a testa de Deolane Bezerra, influencie presa em investigação de tráfico de drogas e jogos ilegais.

O percentual de quem não sabe quem é Janja (Rosângela Lula da Silva) era de 37% antes da eleição de Lula, em setembro de 2022. E caiu para 17%, nesta última pesquisa de março deste ano, enquanto a taxa de quem conhece saltou 20 pontos percentuais desde a primeira pesquisa, até os atuais 83%. Entre estes que dizem conhecer a primeira-dama, 46% dizem saber quem é Janja (Rosângela Lula da Silva) “de ouvir alar” e outros 37% declaram “conhecer bem” a mulher de Lula.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. E a PoderData realizou dezenas de milhares de telefonemas, para atingir as 2.500 entrevistas que preencheram proporcionalmente os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.

Fonte: Poder360