Deputado federal Filipe Barros (PL/PR): Lula dá asilo a ‘companheira de crime’

Publicado em: 19/04/2025 00:171,8 Min. de Leitura

Compartilhar

Para o presidente da Comissões de Relações Exteriores, o Brasil diz o mundo não corrupção “não é crime”.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara, deputado Filipe Barros (PL/PR), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a concessão de asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru.

Em vídeo publicado, Barros relembrou que Nadine Heredia e seu marido, o ex-presidente peruano Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão por corrupção, em um caso ligado a empreiteira Odebrecht, esquema que também foi alvo da Operação Lava Jato.

“O ex-presidente peruano Ollanta Omala e sua esposa Nadine Heredia foram condenados a 15 anos de prisão por corrupção vinculada aos mesmos crimes que aqui no Brasil foram investigados pela Operação Lava Jato.”, disse.

Barros citou que Humala saiu preso do tribunal, mas Heredia não compareceu à audiência e buscou refúgio na Embaixada do Brasil em Lima, de onde foi posteriormente trazida ao país em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), por ordem do presidente Lula.

O deputado também apontou que, em 2017, o ex-diretor da Odebrecht no Peru afirmou que os recursos enviados a Humala foram solicitados pelo PT. Filipe ainda mencionou a anulação da operação no Brasil, na qual Lula, que havia sido condenado, foi solto após a investigação ser anulada. Barros completou, afirmando que Lula “dá asilo à sua companheira de crime”.

“Como todos sabem, apesar de todas as provas, confissões e delações, a Operação Lava Jato foi anulada e os condenados soltos. Entre os descondenados, como vocês já sabem, está Lula, que agora dá asilo à sua companheira de crime.”, pontuou.

Por fim, o parlamentar declara que Lula “ao asilar a senhora Nadine Herédia, diz ao mundo todo que o Brasil considera que não é crime a corrupção. Lamentável.”. O ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou o vídeo do parlamentar em suas redes sociais.

Veja vídeo completo: Aqui

Fonte: Diário do Poder