ACM Neto: Bahia sob PT lidera violência e Jerônimo viaja à China
Compartilhar
Governador Jerônimo é responsabilizado pelo domínio da violência na Bahia por ACM Neto. Ex-prefeito de Salvador acusa governador de ignorar domínio do crime sobre baianos, por 9 anos, e visitar ditador comunista com Lula.
Dados do Atlas da Violência 2025 evidenciaram, na segunda-feira (12), a liderança nacional da Bahia no ranking da violência, por nove anos consecutivos, entre 2015 e 2023, sob governos do Partido dos Trabalhadores (PT). A informação levou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União) a responsabilizar, na segunda-feira (12), o PT e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), pelo que chamou de “pior crise de segurança” da história do estado. O efeito de governos do PT sobre a violência é destaque da Coluna Cláudio Humberto desta terça (12)
Além da omissão administrativa, o ex-prefeito criticou a ausência física do petista, que tem ignorado o domínio do crime organizado sobre o povo baiano e ainda resolveu visitar ditador comunista Xi Jinping com o presidente Lula (PT), em viagem à China.
“Onde está o governador Jerônimo enquanto a Bahia vive e enfrenta a pior crise na área de segurança pública em toda a sua história? […] Infelizmente, os números hoje divulgados pelo Atlas da Violência só confirmam o que a gente vem denunciando: a derrota que o governador infelizmente vem sofrendo para as facções criminosas, para o crime organizado que toma conta e domina o território do nosso estado”, denuncia o ex-prefeito que disputou o governo baiano em 2022, quando perdeu para o petista.

Governador Jerônimo Rodrigues seguiu agenda animada, no interior, após emboscada que matou agente da PF, em Salvador, em 2023.
ACM Neto se atrapalha ao citar dez anos seguidos de hegemonia violenta. O que não minimiza a gravidade dos dados do levantamento, que tem a Bahia como mais violenta pelo nono ano seguido, com 6.616 homicídios registrados em 2023. O que leva a Bahia a registrar mais mortes do que dois estados mais populosos do Brasil: São Paulo e Minas Gerais, que juntos somaram 5.838 homicídios, em 2023.
A situação é pior quando comparado o desempenho da Bahia com o do Rio de Janeiro, entre 2015 e 2023. Nestes nove anos, a Bahia é a líder de homicídios no Brasil, com 61.249 mortes, enquanto o Rio aparece com 45.121 assassinatos, cerca de 16 mil casos a menos que a violência baiana. O Rio de Janeiro registrou 4.292 homicídios, em 2023. E a Bahia teve quase 55% a mais que o Rio.
O ex-prefeito faz referência aos 18 anos de governo petista na Bahia, desde 2007 com Jaques Wagner, Rio Costa e Jerônimo, ao pedir que o PT acorde para a realidade. “Porque qualquer ação é necessária e precisa acontecer, mas isso começa por reconhecer o problema, coisa que o governador Jerônimo Rodrigues, na sua postura omissa, infelizmente não faz em nosso estado”, concluiu.
Veja: Aqui
Fonte: Diário do Poder