Viagem de senadores pode ser constrangedora
Compartilhar
A comitiva de senadores brasileiros chega a Washington, nesta segunda-feira (28), faltando apenas quatro dias para entrar em vigor o tarifaço de 50% de produtos brasileiros nos Estados Unidos, e a visita pode virar um bate-volta constrangedor. Até pela presença de senadores petistas, ligados a Lula. A chegada ocorre 19 dias depois da carta de Donald Trump. Em vez de negociar, como China, Japão e toda a União Européia, Lula (PT) quis tentar proveito político eleitoral.
Praxe é outra
O experiente ex-embaixador em Washington Rubens Barbosa recomendou uma “comissão de alto nível” para negociar o tarifaço.
Não é alto nível
O problema é que um grupo de senadores não pode ser considerada propriamente uma comitiva de alto nível, necessária nessas ocasiões.
Assim que se faz
Assim como Nenê Prancha dizia que pênalti era tarefa para presidente do clube, Lula é quem deveria bater à porta de Donald Trump pata negociar.
O Brasil encolherá
O tarifaço de 50% deve provocar prejuízos de R$ 175 bilhões, com retração de 1,49% no PIB e resultará no desemprego de 1,3 milhão de pessoas, segundo estudo da Fiemg, a federação das indústrias de Minas Gerais.
Fonte: Diário do Poder