Lula perderia para Jair Bolsonaro preso ou para Michelle Bolsonaro, no DF
Compartilhar

Lula e os ditadores Nicolás Maduro e Daniel Ortega
Eleitor do Distrito Federal prefere eleger ex-presidente e ex-primeira-dama contra reeleição do petista.
Os eleitores de Brasília demonstraram que preferem eleger o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou sua esposa Michelle Bolsonaro (PL) e impedir a reeleição do presidente Lula (PT), em 2026, segundo o levantamento de intenções de voto divulgado na sexta-feira (5) pela Paraná Pesquisas. Mesmo em prisão domiciliar e inelegível, Jair Bolsonaro tem quase dez pontos percentuais de vantagem sobre Lula, em um dos cenários da pesquisa estimulada na capital do Brasil.
Neste primeiro cenário, Jair Bolsonaro lidera com 36,8% da preferência do eleitor do Distrito Federal, seguido por Lula, que pontua 27,1%. O terceiro colocado é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Na quarta posição vem o ex-ministro de Lula e ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT), com 9,5%. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) teve 3,2% de intenções de votos. E o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), tem apenas 0,6%.

Lula e os condenados Nadine Heredia e Ollanta Humala
O segundo cenário estimulado, sem o ex-presidente entre opções de voto, Michelle Bolsonaro tem vantagem de mais de quatro pontos percentuais sobre Lula, com a ex-primeira-dama liderando com 31,4% sobre o petista, que pontua 27,2%. Lula também perde para seu rival quando não é apresentada uma lista de opções de voto ao eleitor. Nesta modalidade espontânea, Jair Bolsonaro pontua 19,4%, à frente do presidente petista, que tem 16%.
O presidente do Brasil somente ganharia na capital federal, quando os Bolsonaro saem da lista e dão lugar ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). Neste terceiro cenário estimulado, Lula lidera com 27,4%, com quase cinco pontos à frente do chefe do governo de São Paulo, que obteve 22,5% da preferência do eleitor brasiliense.
A Paraná Pesquisas entrevistou 1510 eleitores no Distrito Federal, entre 23 e 27 de agosto. A amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.
Veja os dados completos dos cenários para Presidência da República no Distrito Federal:
Fonte: Diário do Poder