PF suspeita: Sindicato de “Frei Chico”, irmão mais velho de Lula (PT) desviou para diretoria dinheiro dos aposentados
Compartilhar
Desvios eram feitos para empresas de fachada e familiares de diretores.
A Polícia Federal investiga o Sindicato Nacional dos Aposentados (SINDNAPI), cujo vice-presidente é Frei Chico, irmão de Lula (PT), por desviou dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para uma empresa de fachada e para familiares de seus dirigentes.
As investigações apontam, segundo informou o Estadão, que o sindicato do irmão de Lula arrecadou R$ 389 milhões descontados dos aposentados sem autorização deles, entre 2021 e 2025.

“Frei Chico”, irmão mais velho de Lula (PT)
Contratos cruzados, cujos valores acabaram nas mãos e nas contas de familiares dos dirigentes do SINDNAPI foram expostos pelo relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil/AL), durante o depoimento de Milton Baptista de Souza Filho, o “Milton Cavalo”, atual presidente da entidade, que o STF beneficiou com habeas corpus preventivo, concedendo-lhe o direito de ficar em silêncio.
O SINDNAPI era uma das entidades autorizadas pelo INSS para cadastrar aposentados com o objetivo de implantar descontos automáticos em seus proventos sem o conhecimento dos idosos.
Fonte: Diário do Poder