O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Ibaneis Rocha dirá na CPI do Crime o que faz do DF lugar seguro

Publicado em: 07/11/2025 00:071,3 Min. de Leitura

Compartilhar

DF só perde para Florianópolis nos melhores indicadores de segurança.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi convidado a prestar depoimento à CPI do Crime Organizado do Senado, onde apresentará informações sobre ações de repressão e combate às facções criminosa segunda. Brasília é considerada a segunda capital mais segura do País, perde apenas para Florianópolis (SC). Ele deve comparecer ao lado do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Além de Ibaneis Rocha (MDB), a comissão convidará os governadores e secretários de Segurança do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estados com melhores índices de segurança e também dos estados mais afetados pela criminalidade, como Rio de Janeiro, São Paulo, Amapá, Bahia, Pernambuco, Ceará e Alagoas.

Os convites foram propostos pelo relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB/ES), autor do plano de trabalho aprovado nesta quarta-feira (5). O objetivo é diagnosticar a presença e o impacto das cerca de 88 organizações criminosas em atividade no país, segundo dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPEN), e avaliar políticas públicas bem-sucedidas no enfrentamento ao crime. O senador Fabiano Contarato (PT/SE), eleito presidente da CPI, afirmou que a comissão atuará com independência e rigor.

“Assumo a missão de presidir a CPI do Crime Organizado com humildade e com um compromisso inegociável: Investigar com independência, transparência e coragem. Será uma comissão para ir até o topo da cadeia criminosa”, declarou Ibaneis Rocha (MDB).

Fonte: Diário do Poder