Lula interfere no Senado articulando por Jorge Messias o “Bessias” no STF
Compartilhar
Irritado com a forte reação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e convencido de que isso sinaliza possível derrota da indicação de Jorge Messias o “Bessias” para vaga no Supremo Tribunal Federal, Lula (PT) decidiu interferir nas negociações.
O “corpo-a-corpo” na barganha de votos foi iniciado na segunda-feira (1º), quando Lula despachou com Weverton Rocha (PDT/MA), relator da indicação. Ainda não se sabe se a tentativa de isolar Davi Alcolumbre pode reverter a derrota ou a confirmar.

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre
Novo Barata Ribeiro
Jorge Messias o “Bessias” pode entrar para a História como primeira indicação rejeitada em 131 anos, desde o caso único de Cândido Barata Ribeiro em 1894.
Pode virar tiro no pé
A interferência de Lula pode até precipitar a derrota de Jorge Messias o “Bessias” já na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), próximo dia 10.
Na corda bamba
Governistas projetam 14×13 votos pró-“Bessias” na CCJ, mas, no limite, se Davi Alcolumbre “virar” apenas um voto, a indicação seria derrotada.
Situação difícil
No plenário, as projeções de voto são negativas para Jorge Messias o “Bessias”, que só conta por enquanto com 30 ou 31 votos, embora necessite no mínimo 41.
Fonte: Diário do Poder

