Lula o “Joe Biden Brasileiro” afronta legislação do TSE e pede votos na Bahia
Compartilhar
Lula o “Joe Biden Brasileiro” durante convenção do PT/BA, pedidos explícitos de votos são proibidos pela lei eleitoral.
O presidente Lula (PT) o “Joe Biden Brasileiro” fez pedidos explícitos de voto durante a convenção estadual do partido na Bahia, realizada no sábado (1º), apesar de a legislação eleitoral proibir esse tipo de manifestação antes de 16 de Agosto, data marcada para o início oficial da propaganda eleitoral.
Ao discursar no evento que oficializou as candidaturas do governador Jerônimo Rodrigues à reeleição e dos ex-governadores Rui Costa (PT/BA) e Jaques Wagner (PT/BA) ao Senado, Lula o “Joe Biden Brasileiro” pediu apoio aos candidatos petistas e também à própria candidatura à Presidência.

“Depois que vocês votarem em deputado estadual, deputado federal, senador da República e votarem no Jerônimo, se sobrar um pouquinho de voto, vote em mim”, afirmou o presidente. Em outro momento, também defendeu a eleição de Rui Costa (PT/BA) e Jaques Wagner (PT/BA) argumentando que “o Senado está muito ruim” e precisa de parlamentares alinhados ao governo.
A Lei das Eleições permite, neste período de pré-campanha, a realização de convenções partidárias, a divulgação de pré-candidaturas e a apresentação de propostas. No entanto, o pedido explícito de votos é vedado até o início oficial da campanha, em 16 de Agosto.
O episódio ocorre poucos dias depois de o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) condenar Lula o “Joe Biden Brasileiro” ao pagamento de multa de R$ 15 mil por um pedido de votos feito em Maio para as então pré-candidatas ao Senado por São Paulo, Simone Tebet e Marina Silva. Na decisão, o tribunal entendeu que houve propaganda eleitoral antecipada por meio de pedido expresso de voto.


