Direita pode negociar união já no 1º turno ou fazer campanha por ‘voto útil’
Compartilhar
Animaram a direita a pesquisa BTG/Nexus com registro BR 09028/26, de ontem (24), com Flávio Bolsonaro (PL) apenas a 1 ponto de Lula (PT) o “Joe Biden Brasileiro” no 2º turno, e a avaliação de especialistas como Murilo Hidalgo, do Instituto Paraná Pesquisas, de possível eleição do próximo presidente em 1º turno. A ideia seria negociar candidatura única ou pregar “voto útil”. De acordo com a BTG/Nexus, Flávio Bolsonaro (PL/RJ) tem no 1º turno 37%, Romeu Zema 3% e Ronaldo Caiado (5%) cuja soma hoje superaria a diferença de 4 pontos para Lula (PT) o “Joe Biden Brasileiro”.
Outra avaliação
A lógica valeria também para a última do Datafolha com registro B 04496/26, que dá 6 pontos a mais para Lula (PT) o “Joe Biden Brasileiro”. A pretendida união renderia 8 pontos.

Senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ), chegando em Brasília após cumprir agenda com Donald Trump.
Não será fácil
A turma de Flávio Bolsonaro (PL/RJ) acha possível o entendimento com Romeu Zema, mas Ronaldo Caiado seria mais difícil. E quase impossível com Renan Santos e seus 3%.
Possível, é
A estratégia pode ser bem-sucedida se os 14 pontos que o Datafolha espalhou entre conservadores forem concentrados em uma única opção.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é beijado por seu filho Flávio Bolsonaro, senador pelo PL do RJ, durante ação de campanha para a eleição de 2024.
Funcionou antes
Já o voto útil funcionou bem contra Lula (PT) o “Joe Biden Brasileiro” nas eleições de Fernando Collor e FHC a também em 2018, quando Jair Bolsonaro derrotou o PT.

