Público-alvo deve procurar uma unidade básica de saúde para se imunizar
A campanha de vacinação contra influenza atingiu a marca de 115 mil pessoas imunizadas no Distrito Federal. Os dados, parciais, são da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, divulgados nesta segunda-feira (29), e revelam que, dentre os públicos, no acumulado, as gestantes dão o exemplo. Ao todo, 34,5% deste grupo já foram vacinados.
“A estratégia do Ministério da Saúde de começar pelas gestantes e crianças foi adotada justamente pelo fato de o Brasil não ter atingido a cobertura no último ano”, destacou a representante da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes Brito.
Ainda de acordo com o levantamento da pasta, 29,5% das crianças de seis meses a dois anos foram vacinadas. Em seguida, com 21,8%, estão as puérperas. Ao todo, 20,5% das crianças de dois anos a menores de 5 anos já foram imunizadas.
PÚBLICO-ALVO – Apesar dos números, a recomendação da Secretaria de Saúde é de que todos os que integram o público-alvo da vacinação procurem, o quanto antes, uma das 130 salas de vacinação disponíveis em todo o DF.
Até o dia 31 de maio, além das crianças e gestantes, devem se imunizadas as mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, bem como os adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa, a população privada de liberdade, policiais e bombeiros, e os servidores do sistema prisional.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções provocada pelo vírus da influenza na população-alvo. É importante receber uma nova dose anual porque a composição da vacina muda de acordo com o vírus circulante.
DIA D – O Dia D de Mobilização Nacional ocorrerá no próximo sábado, 4 de maio. Nesta data, 111 salas de vacinação, no Distrito Federal, estarão funcionando das 8h às 17h, ininterruptamente.
Além da imunização contra o vírus da gripe, este ano o Ministério da Saúde decidiu disponibilizar os demais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação para atualizar a Caderneta de Vacinação.
“O Dia D é uma oportunidade para a população que não consegue se vacinar na rotina da unidade, para aqueles que não têm tempo durante a semana. É um dia a mais para se vacinar e, agora, todas as salas estão preparadas para atualizar os cartões de vacina”, acrescentou Fernanda.
COMODIDADE – Pessoas acamadas/institucionalizadas com mais de 60 anos de idade podem agendar o recebimento da vacina em domicílio pelo telefone 160 (Disque-Saúde).
Acesse aqui a lista completa das 133 salas que estão abertas para a campanha de vacinação.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de imagens da Saúde clicando aqui.
Fonte: IGESDF – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111