31.5 C
Brasília
22/09/2024
InícioNotíciasDestaquesJovens em situação de vulnerabilidade aprendem a cultivar alimentos saudáveis

Jovens em situação de vulnerabilidade aprendem a cultivar alimentos saudáveis

 O projeto ‘Verde é saúde’ tem horta e pomar na UBS 9 de Samambaia

A fim de mostrar que plantar seu próprio alimento é possível, mesmo morando na cidade, servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) 9 de Samambaia criaram o projeto Verde é saúde. Com a ajuda da Emater, iniciaram uma horta para ensinar a comunidade a produzir alguns alimentos. Afinal, comer de maneira saudável e sustentável tem sido um daqueles temas necessários para quem quer manter a saúde através da alimentação e, ainda, cuidar do meio ambiente.

A horta requer cuidados, limpeza e manutenção. Para isso, atualmente, a unidade conta com a colaboração de dois grupos de estudantes de uma organização não governamental que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “É nessa hora que eles aprendem a plantar e a colher, valorizando o trabalho e o alimento que eles próprios cultivaram”, explicou um dos coordenadores do projeto, o enfermeiro Pedro Nunes de Oliveira Junior.

“Com a preocupação voltada também para o meio ambiente, além da saúde, nenhum tipo de agrotóxico é utilizado para a produção desses alimentos. Os canteiros são cercados por garrafas pet cheias de água, material reciclável que auxilia na contensão da terra”, informou Pedro.

CULTIVOS – O sucesso da horta inspirou o cultivo de um pomar. Foram plantados pés de acerola, manga, jabuticaba, mexerica, limão siciliano, laranjas e amora, que, em alguns meses, devem começar a dar os primeiros frutos. Também teve início, neste mês de maio, o plantio de plantas medicinais.

“Inicialmente, a ideia era incentivar os jovens a ter uma alimentação mais saudável, produzindo o seu próprio alimento. Agora, queremos trazer outros grupos da comunidade para dentro do projeto, como idosos, por exemplo”, contou, orgulhoso, o enfermeiro.

O pontapé inicial para o projeto foi dado pela então enfermeira supervisora da Gerência de Serviços da Atenção Primária nº 5 de Samambaia, Rúbia Márcia Carvalho, e pela médica Silmara Kirshner, ambas integrantes da Equipe de Saúde da Família 3, da UBS 9 de Samambaia, composta por sete servidores, todos colaboradores do projeto. Os cultivos são realizados no terreno da própria unidade.

Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.

A​cesse a​ galeria de imagens da Saúde​ clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111

Redação
Redaçãohttps://bloginformandoedetonando.com.br/
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários. Obrigado por acessar o portal!

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -