O ex-ministro e presidiário José Dirceu desistiu do pedido para cumprir pena no presídio da Papuda, em Brasília, onde estaria próximo a sua família. Alegou “falta de segurança”. Ele já sinalizava a desistência na noite em que se despedia de amigos em Brasília, antes de seguir de carro para se entregar em Curitiba: “A Papuda já não é a mesma onde cumpri a primeira sentença [a do Mensalão]. Não há segurança”, disse. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O ex-braço-direito de Lula ficou impressionado quando soube do crescente domínio da Papuda por uma gangue que controla presídios.
Presos por crime de corrupção são alvos de extorsão de organizações criminosas em presídios. Cobram da família pela “segurança” do preso.
A notícia de que mais de 300 presos de facções do tráfico dominariam a Papuda não espantou Dirceu, que parecia saber disso ao ser preso.
O governador do DF, Ibaneis Rocha, protestou contra o ministro Sérgio Moro quando Marcola, bandido nº 1 do País, foi levado para a Papuda.
Fonte: Diário do Poder