Evento aconteceu no TJDF e homenageou mães que amamentam
A Semana Mundial de Aleitamento Materno no Distrito Federal foi aberta, oficialmente, nesta quinta-feira (1), no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. O local foi escolhido pela pasta em razão do trabalho desenvolvido em prol da amamentação desde 2009.
Madrinha da amamentação no DF, Mayara Noronha compareceu à solenidade acompanhada do filho, Mateus, de apenas 7 meses. Este foi o primeiro evento oficial em que o pequeno apareceu. “Tornei-me mãe recentemente e não teria como não me debruçar na causa. Passei muita dificuldade para amamentar, pensei em desistir várias vezes, mas hoje meu filho está aqui, forte, gordinho e saudável”, destacou.
Na sua fala, Mayara destacou o quanto o Distrito Federal se sobrepõe na questão do aleitamento. “No Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente com leite materno. No DF, este índice está em 61%”, disse, frisando que pretende reunir, em breve, primeiras damas mundiais para discutir o assunto.
APOIO – Coordenadora de Bancos de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Mirian Santos citou alguns dos benefícios da amamentação e o impacto disso na saúde como um todo. “Crianças amamentadas com leite humano têm menor chance de terem diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, têm QI mais elevado”, exemplificou.
Diante desses benefícios, ela ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do DF. “Temos orgulho de fazer o lançamento oficial aqui. É uma oportunidade de mostrar que se o Poder Judiciário faz este trabalho, outros órgãos também podem fazer”, disse.
O TJDFT, há dez anos, oferece cursos voltados para gestantes e mães, contando com uma consultoria de amamentação. Além disso, tem quatro salas de amamentação em fóruns e no próximo dia 9 de agosto, irá inaugurar a quinta delas, em Águas Claras.
As servidoras agradecem. “Principalmente para nós, mães de primeira viagem, é maravilhoso, ajuda a diminuir a insegurança. Ainda mais quando vamos voltar a trabalhar”, conta Érica Santos Baessa, que ao lado do marido e da filha Cecília, de 8 meses, estamparam o cartaz da Semana de Aleitamento do TJDFT de 2019.
Ela foi uma das servidoras homenageadas durante a solenidade, realizada no Memorial do TJDFT. Diversas servidoras, usuárias das salas de amamentação, comparecem ao evento, acompanhadas dos filhos.
ALEITAMENTO – A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece em 120 países entre os dias 1 e 7 de agosto. O slogan deste ano é “Amamentação. Incentive a família, alimente a vida” e reforça o tema anual da Semana Mundial de Amamentação da World Alliance for Breastfeeding Action (Waba): “Capacite os pais, permita a amamentação” (tradução livre).
O Distrito Federal é o único local do país com 100% de cobertura de bancos de leite e postos de coleta nas unidades públicas e privadas que possuem UTI neonatal. Contamos com 15 bancos de leite humano, sendo 10 deles pertencentes à Secretaria de Saúde, além de cinco postos de coleta, dois deles da SES. Nos bancos, são feitas ações de amamentação, coleta domiciliar, processamento do leite humano e distribuição. Nos postos, estas duas últimas etapas não são realizadas.
Acesse outras notícias da Secretaria de Saúde clicando aqui.
Acesse a galeria de fotos da Saúde clicando aqui.
Para mais informações ou pedido de entrevista, envie um e-mail para entrevistasaudedf@gmail.com
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde / (61) 2017 1111