
Ministra Chefe da Secretaria de Governo Flávia Arruda
Ministra Chefe da Secretaria de Governo Flávia Arruda
Governo Federal amplia número de doenças rastreadas no teste do pezinho
Compartilhar
Ministra Flávia Arruda reforçou a importância do procedimento na qualidade de vida da população.
O Presidente Jair Bolsonaro sancionou na tarde dessa quarta-feira (26), o Projeto de Lei 5.043/2020, que amplia, de seis para 14, o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho realizado no recém-nascido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é realizado com a coleta de gotas de sangue dos pés dos bebês em até 30 dias do nascimento.
A Ministra Chefe da Secretaria de Governo Flávia Arruda, participou da cerimônia e comemorou a conquista. “Ampliar o acesso dos exames pode definir o tratamento desde o início do nascimento. Isso é fundamental. É garantir o tratamento adequado e a qualidade de vida para as nossas crianças”, destacou Flávia Arruda.
No Brasil, existem três tipos diferentes de testes do pezinho, sendo eles um básico e dois ampliados. Atualmente o SUS oferece o mais simples, que detecta 6 tipos de doenças como: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
O teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o território nacional, tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças e faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Após a sanção haverá um prazo a ser regulado pelo Ministério da Saúde, com implantação de maneira escalonada para que o SUS atenda os novos requisitos.
Fonte: Ascom da Ministra Chefe da Secretaria de Governo Flávia Arruda