Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília

Nota favorável ao STF tem apoio de 14 governadores, 12 deles de oposição

Publicado em: 16/08/2021 18:061,5 Min. de Leitura

Compartilhar

Governadores reagem a Bolsonaro, que pede o Impeachment de Ministros do STF

Manifesto em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF), divulgado na manhã desta segunda-feira (16), é assinado por 14 dos 27 governadores estaduais, que, à exceção de Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, e Belivaldo Chagas (PSD/SE), integram partidos de oposição ao atual governo ou são pré-candidatos a presidente em 2022.

O documento é assinado por 14 dos 27 governadores em solidariedade ao STF e a seus ministros, que viraram alvos do Presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, sobretudo após a prisão do presidente nacional do PTB e um dos maiores críticos da Corte, ex-deputado Roberto Jefferson.

O posicionamento ocorre depois que Bolsonaro anunciou a intenção de pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), a abertura de processo de impeachment contra os ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso, do STF.

Entre os governadores que assinaram a nota pública estão, além de Ibaneis Rocha (MDB/DF), Rui Costa (PT/BA), Flávio Dino (PSB/MA), João Doria (PSDB/SP), Paulo Câmara (PSB/PE), Eduardo Leite (PSDB/PE); Camilo Santana (PT/CE), João Azevêdo (Cidadania/PB), Renato Casagrande (PSB/ES), Wellington Dias (PT/PI), Fátima Bezerra (PT/RN), Renan Filho (MDB/AL), Belivaldo Chagas (PSD/SE) e Waldez Goés (PDT/AP).

Os signatários defendem no documento que “o Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis”.

“No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita”, afirmam.

Fonte: Diário do Poder