Ibaneis Rocha e Celina Leão

Aliança entre MDB e Republicanos pode redesenhar eleição no DF em 2026

Publicado em: 11/05/2025 00:072 Min. de Leitura

Compartilhar

União entre partidos da base de Ibaneis Rocha deve isolar adversários e pavimentar candidatura de Celina Leão ao GDF.

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, afirmou que o partido não considera a hipótese de se fundir a outra legenda para as eleições de 2026. De acordo com Rossi, o MDB avalia, sim, a construção de uma federação partidária, envolvendo o Republicanos e o PSD. “Fusão, não. Devemos ter conversas com Marcos Pereira (Republicanos) e Gilberto Kassab (PSD). Talvez federação”, declarou o dirigente.

A costura política em curso no Distrito Federal começa a indicar que o grupo liderado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) está construindo uma das chapas mais competitivas para as eleições de 2026. Com a provável federação entre MDB, Republicanos e possivelmente o PSD, o cenário se inclina para uma consolidação de forças que pode deixar rivais em segundo plano.

A atual vice-governadora Celina Leão (PP), nome natural da base de Ibaneis Rocha para a disputa ao governo, aparece como favorita nas primeiras sondagens eleitorais. Beneficiada pela estrutura de seu partido, que compõe a federação União Progressista (União Brasil/PP), Celina soma visibilidade, capital político e apoios robustos para liderar a disputa ao Palácio do Buriti.

Enquanto Celina se prepara para encabeçar a chapa ao GDF, Ibaneis Rocha mira o Senado. A possível união entre MDB, Republicanos e PSD consolidaria uma federação com cerca de 130 deputados e 20 senadores, o que garantiria ao atual governador não apenas tempo de televisão e recursos de campanha, mas também o respaldo necessário para viabilizar sua candidatura ao Senado com chances reais de vitória.

Caso as federações se confirmem, o grupo político formado em torno de Ibaneis Rocha e Celina Leão se credencia como força dominante no DF. A construção dessa aliança, longe de ser apenas um arranjo estratégico, demonstra articulação, unidade e visão de longo prazo. Para os partidos que cogitam voo solo, o desafio será romper esse bloco coeso e com respaldo nacional tarefa que, ao que tudo indica, será árdua.

Se a engrenagem seguir firme, Celina pode chegar ao governo e Ibaneis Rocha ao Senado, transformando 2026 no ano da consagração do projeto político que hoje comanda o DF.

Fonte: Agência Brasília