Autoridades de Donald Trump oferecem mensagens confusas sobre se suas tarifas estão abertas para negociação

Publicado em: 07/04/2025 00:171,9 Min. de Leitura

Compartilhar

De Samantha Waldenberg

O presidente Donald Trump e altos funcionários do governo têm enviado mensagens confusas sobre as suas tarifas abrangentes são permanentes ou abertas para negociação. Na tarde de quinta-feira, Donald Trump disse que os países já estavam vindo até ele em busca de acordos, sugerindo que ele estava aberto a negociar com líderes estrangeiros. Mas ele adotou um tom diferente na sexta-feira, escrevendo em uma mensagem para investidores estrangeiros nas mídias sociais que suas “políticas nunca mudarão”.

Altos funcionários de Donald Trump não ofereceram maiores esclarecimentos em suas aparições na TV hoje:

Diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett: Hassett disse que “mais de 50 países” entraram em contato com os EUA para tentar negociar acordos tarifários. Hassett disse no programa “This Week” da ABC que os países estão se comunicando “porque entendem que arcam com grande parte das tarifas”.

Secretário de Comércio Howard Lutnick: Questionado no programa “Face the Nation” da CBS News sobre a alegação de que 50 países entraram em contato, Lutnick não disse se a Casa Branca está realmente aberta à negociação. Lutnick ecoou Hassett ao dizer que a abordagem de autoridades estrangeiras mostra que “esses países sabem que estão nos enganando”.

Pressionado repetidamente, Lutnick não disse se as tarifas gerais de 10% de Donald Trump eram permanentes. Ele indicou que Donald Trump não adiará as tarifas adicionais e mais altas  definidas para entrar em vigor esta semana.

Consultor comercial Peter Navarro: Em uma entrevista à Fox News, Navarro disse que “isso não é uma negociação”, mas também que Trump está sempre “disposto a ouvir” quando outros países ligam.

“É a fraude não tarifária que mais importa, e quando eles quiserem falar conosco, venham falar sobre isso”, disse Navarro, aludindo às barreiras não comerciais na economia global que atraíram a ira de Donald Trump.

Secretária da Agricultura, Brooke Rollins: Pressionada repetidamente por Jake Tapper, da CNN, Rollins não conseguiu afirmar claramente se as tarifas permanecerão ou se há espaço para negociação. “Estamos há dois dias úteis nesta nova ordem americana. Então, acho que temos muito a ser determinado”, disse ela.

Fonte: CNN