Carlos Bolsonaro (PL/RJ)

Carlos Bolsonaro deixa Câmara do Rio para se candidatar a senador por Santa Catarina

Publicado em: 16/12/2025 00:071,5 Min. de Leitura

Compartilhar

Vereador por 24 anos no Rio, filho do ex-presidente tentará vaga em 2026.

Carlos Bolsonaro (PL/RJ) renunciou ao mandato de vereador do Rio de Janeiro na segunda-feira (15) para disputar uma vaga no Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. O parlamentar ocupava uma cadeira na Câmara Municipal do Rio havia 24 anos.

Santa Catarina elegerá dois senadores no próximo pleito, assim como todos os estados e o Distrito Federal, quando dois terços das cadeiras do Senado estarão em disputa. No estado, o campo da direita já conta com outros dois pré-candidatos: A deputada federal Carol de Toni (PL) e o senador Esperidião Amin (PP).

Carlos Bolsonaro afirmou que apoiará a candidatura de Carol de Toni, já que dois nomes serão eleitos. A renúncia, oficializada nesta segunda-feira, já havia sido anunciada pelo próprio vereador em discurso na Câmara Municipal do Rio na última quinta-feira (11).

Em sua despedida, Carlos Bolsonaro declarou que deixa o Rio de Janeiro com sentimento de saudade, mas convicto de estar atendendo a uma missão maior. Segundo ele, a decisão de disputar o Senado por Santa Catarina representa a continuidade de uma luta política, e não uma fuga.

Embora nunca tenha morado em Santa Catarina, Carlos Bolsonaro decidiu transferir seu domicílio eleitoral para o estado. Seu irmão mais novo, Jair Renan Bolsonaro, foi eleito vereador em Balneário Camboriú (SC) em 2024, após ter vivido no Rio de Janeiro e em Brasília.

Com a eleição de Jair Renan, todos os filhos homens do ex-presidente Jair Bolsonaro passaram a ocupar cargos eletivos. Além de Carlos e Jair Renan, a família conta com Flávio Bolsonaro, senador pelo Rio de Janeiro, e Eduardo Bolsonaro, deputado federal por São Paulo.

Fonte: Diário do Poder